O CENTRO DA CIDADE E AS NOVAS ÁREAS DE CENTRALIDADE NA CIDADE MÉDIA DE JUAZEIRO DO NORTE/CE

Autores

  • Cláudio Smalley Soares Pereira Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Presidente Prudente/SP

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v33i0.35921

Palavras-chave:

Produção do espaço urbano, setor terciário, reestruturação da cidade

Resumo

O presente artigo discute a redefinição da centralidade urbana na escala da cidade. Tomando a cidade de Juazeiro do Norte como objeto de análise empírica, são abordadas questões conceituais sobre o centro da cidade e o surgimento de novos espaços de concentração de comércio e serviços para além do centro tradicional/principal a partir de três atividades econômicas específicas: lojas de eletrodomésticos, super e hipermercados associados ou não a shopping centers, e serviços bancários. Estes novos espaços expressam centralidades diferentes e mantêm “relações” diversas com o centro da cidade, relações estas que são apreendidas a partir das práticas espaciais dos citadinos referentes ao consumo, que acabam por hierarquizar e articular os diferentes espaços de acordo com as suas necessidades. A pesquisa revelou que as novas lógicas locacionais dos empreendimentos comerciais e de serviços na cidade de Juazeiro do Norte seguem a mesma lógica de muitas das cidades médias brasileiras, com a forte participação de agentes econômicos na transformação e expansão da cidade. O fechamento de diversas lojas do centro da cidade juntamente com o aumento do preço do solo urbano são resultados da produção capitalista da cidade e da lógica na qual o espaço urbano vem sendo estruturado nas últimas décadas. Conclui-se que o espaço urbano de Juazeiro do Norte é reestruturado a partir das estratégias na localização dos empreendimentos que expressam centralidade para toda a cidade e além dela, como shopping centers e hipermercados, proporcionando alterações nas práticas espaciais.

Biografia do Autor

Cláudio Smalley Soares Pereira, Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Presidente Prudente/SP

Doutorando do programa de pós-graduação em Geografia da UNESP de Presidente Prudente/SP.

Referências

BAUDRILLARD. J. Hipermercado e hipermercadoria. In:______. Simulações e simulacros.Lisboa: Antropos, p. 97-101.1991.

BEAUJEU-GARNIER, J.Méthode d'étude pour le centre des villes. Annales de Géographie, Paris, v. 74, n. 406, p. 695-707, 1965.

BONNET, J.; TOMAS, F.Centre et périphérie: Eléments d'une problématique urbaine. Revue de géographie de Lyon, Lyon, v. 64 n. 1, p. 3-12, 1989.

CASTELLS, M.La intervención admnistrativa en los centros urbanos de las grandes ciudades. Papaers: Revista de Sociologia, Barcelona, n. 11, p. 227-250, 1979.

______. Innovation technologique et centralité urbaine. Cahiers de recherche sociologique, cidade, v. 6, n. 2, p. 27-36. 1988.

CEARÁ. Secretaria de Planejamento e Coordenação, Superintendência do Desenvolvimento do Estado do Ceará. Pesquisa sobre as condições de vida da população de baixa renda das cidades de Crato e Juazeiro do Norte-Ceará. Fortaleza, 1980.

CHALAS, Y.Centre, centralité et polycentrisme dans l’urbanisation contemporaine. Les Cahiers du Développement Urbain Durable, Université de Lausanne, n. 11, p. 23-41, 2010.

CORRÊA, R.L.O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.

DANTAS JÚNIOR, A.Supermercados entram com força no interior do Ceará. Diário do Nordeste.Fortaleza, 17 ago. 2010. Disponível em: < http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=833437>. Acesso em. 12 jan. 2013.

FAINLICHT, M. Le citadin et la centralité. Revue Urbanisme, Paris, n. 120-121, p. 21-23, 1970.

GARROCHO-RANGEL, C.F.; CAMPOS-ALANÍS, J.Organización espacial del sistema bancario dentro de la ciudad: estrategia territorial, accesibilidad y factores de localización. Economía, Sociedad y Territorio, México, v. 10, n. 33, p. 413-453, 2010, pp. 413-453.

INSTITUTO BRASILEIRO DE EXECUTIVOS DO VAREJO E DO MERCADO DE CONSUMO (IBEVAR). Ranking 2012. As 100 maiores empresas do varejo brasileiro. Disponível em: <http://www.esperienza.com.br/ibevar/f01/pdf/pesquisa-e-publicacoes/ranking-ibevar-novo-indd-2012.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Regiões de Influência das Cidades, 2007. (REGIC). Rio de Janeiro, 2008.

KAYSER, B.O geógrafo e a pesquisa de campo. Seleção de Textos, n. 11. São Paulo: Teoria e Método. Associação dos Geógrafos Brasileiros, p. 93-104, 1985.

LABASSE, J.Signification et avenir des centres. Revue Urbanisme, Paris, n. 129-121, p. 9-17, 1970.

______. Centre-ville et réalités urbaines. Economia et humanisme, n. 161, p. 40-46, 1965.LEFEBVRE, H.A revolução urbana. Belo Horizonte: EdUFMG, 2008. [1970].

LÉVY, J.Centre-ville: toutesdirections. Espaces Temps, Lausanne, n. 33, p. 50-58, Voyage au centre de la ville. Éloge de l'urbanité. 1986.

METTON, A.Centre-ville et périphéries. Complémentarité ou concurrence commerciale? Bulletin de l’Association de Géographes Français. Paris, p.263-276, 1989.

MONNET, J.Les dimensions symboliques de la centralité. Cahiers de Géographie du Québec. v. 44, n. 123, p. 399-418, 2000.

NETO, J.B.Shoppings com investimentos de R$ 130 mi. O Povo, Fortaleza, Economia, 21 de nov. 2013. Disponível em: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/11/21/noticiasjornaleconomia,3166146/shoppings-com-investimentos-de-r-130-mi.shtml. Acesso em: 4 dez. 2013.

NETZ, C.Tenco investe R$ 70 mi em shopping no Cariri. O Estado de São Paulo, São Paulo, Economia e Negócios, 21 jul. 2010. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,tenco-investe-r-70-mi-em-shopping-no-cariri,583939,0.htm>. Acesso em: 12 mar. 2013.PERNELLE, J.Une méthodologie d’etude du centre-ville. Revue Urbanisme, Paris, n. 117, p. 45-47, 1970.

RENDU, P.Rôle fonctionnel du centre. Revue Urbanisme, Paris, n. 120-121, p. 18-20, 1970.

SALGUEIRO, T.B.Do comércio à distribuição: roteiro de uma mudança. Oeiras: Celta Editora, 1996.

SANTOS, M.Contribuição ao estudo dos centros de cidades: o exemplo da cidade de Salvador. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 12, p. 17-30, 1959.

SANTOS, E.Assaí inaugura hoje nova loja no Cariri. Diário do Nordeste. Fortaleza, 09 jul. 2013a. Disponível em: <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1289696>. Acesso em. 13 jul. 2013.

______. Comércio segue a todo vapor em Juazeiro do Norte. Diário do Nordeste, Fortaleza, 03 fev. 2013b. Negócios. Disponível em: <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1229901>. Acesso em 07 jun. 2013.

______. Juazeiro descentraliza comércio para os bairros. Diário do Nordeste, 25 set. de 2012a. Disponível em: <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1185086>. Acesso em: 25 fev. 2013.

______. ‘Cariri Garden Shopping’ inaugura expansão. Diário do Nordeste, Fortaleza, 26 jul. 2012b. Regional. Disponível em: <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1152860>. Acesso em: 01 ag. 2012.

______. Valorização imobiliária chega a 300% em Juazeiro. Diário do Nordeste, Fortaleza, 04 abr. 2012c. Disponível em: <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1122603&fb_source=message>. Acesso em: 27 ago. 2012.

______. Hiper Bompreço abre nova loja em Juazeiro. Diário do Nordeste, Fortaleza, 28 jul. 2011a. Disponível em:<http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1017605> Acesso em: 14 mar. 2012.

______. Supervalorização de imóveis chega a 1.900% em Juazeiro. Diário do Nordeste, Fortaleza, 29 jun. 2011b. Mercado. Disponível em: <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1003728>. Acesso em: 14 abr. 2012.

______. Walmart investe R$ 30 milhões em Juazeiro. Diário do Nordeste, Fortaleza, 20 jul. 2010a. Caderno Negócios Disponível em: <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=822950>. Acessoem: 23. mai. 2012.

______. Grupo Carrefour Inaugura Atacadão no Ceará. Diário do Nordeste, Fortaleza, 13 mar. 2009. Disponível em: <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=621808> Acesso em: 30 mai. 2012.

SPOSITO, M.E.B.Segregação socioespacial e centralidade urbana. In: VASCONCELOS, P.A.; CORRÊA, R.L.; PINTAUDI, S.M.A cidade contemporânea: segregação socioespacial. São Paulo: Contexto, p. 61-93.2013.

______. Multi(poli)centralidade urbana. In: SPOSITO, E.S.; SANT'ANNA NETO, J.L.(Org.). Uma Geografia em Movimento. São Paulo: Expressão Popular, p. 199-228.2010a.

______. O desafio para o estudo das cidades médias. XI Seminário Internacional da Red Iberoamericana de Investigadores sobre Globalización y Território (RII). Mendoza, 2010. Anais...Mendoza, Argentina, p. 1-18, 2010c.

SZULC, N.Centre historique et centralité. Revue Urbanisme, Paris, n. 147-148, p. 98-101, 1975.

TOURINHO, A.de O.Do Centro aos centros: bases teórico-conceituais para estudo da centralidade em São Paulo.2004. 438f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo), Centro de Pós-graduação, Estruturas Ambientais Urbanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.2004.

VARGAS, H.C.Shopping Centers: Novas Relações Entre A Atividade Comercial e O Espaço Urbano. In:V Encontro Nacional da ANPUR, 1993, BELO HORIZONTE. Encontro Nacional de Anpur, 5. Belo Horizonte: ANPUR, v. 2. p. 736-747.1993.VILLAÇA, F.Espaço intra-urbano no Brasil. 2 ed. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Pereira, C. S. S. (2015). O CENTRO DA CIDADE E AS NOVAS ÁREAS DE CENTRALIDADE NA CIDADE MÉDIA DE JUAZEIRO DO NORTE/CE. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 33, 307–339. https://doi.org/10.5380/raega.v33i0.35921

Edição

Seção

Artigos