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As representações do meio ambiente de Antonina (PR) como reflexão para a educação ambiental

André Vagner Peron de MORAIS

Resumo



As transformações legais que ocorreram na educação
nas duas últimas décadas, com exceção de algumas iniciativas,
não proporcionaram mudanças na metodologia
mecanicista de ensino. Nesse sentido, muitos trabalhos apontam
que as mudanças cabíveis ao planejamento escolar consistem
em fazer da interdisciplinaridade um meio para o processo
de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, com uma
atenção especial para o Ensino Médio, esta pesquisa, ao
buscar um norte interdisciplinar quanto à abordagem da Educação
Ambiental na escola, trabalhou com representações
gráficas do meio ambiente, buscando estabelecer uma relação
do conteúdo aprendido com o método tradicional do ensino
vigente. No quadro atual, a escola trabalha a problemática
ambiental de maneira estanque e pobre, não levando os
alunos a construir seus valores subjetivos pautados também
nessa relevante questão. Exercitar essa representação de
meio ambiente, isto é, torná-la mais elaborada, mais consciente,
torna-se um modo de qualificar a própria relação do sujeito
da representação com o seu mundo. Numa perspectiva
fenomenológica de estudo, buscamos ressaltar como o lugar
pode ser o início de um processo pelo qual o aluno compreenda
o que está em torno de si, o mundo em diversas escalas.
As representações efetivadas em Antonina - PR demonstraram
uma significante inquietação dos alunos do Ensino Médio
com as condições socioambientais do município. Entretanto,
também apresentaram uma Educação Ambiental estanque em
relação com o mundo vivido. No intuito de dinamizar e dar
uma nova perspectiva ao processo, destacamos algumas possibilidades
pedagógicas para esse ensino.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v7i0.3359