Contribuições para Ressignificação da Prática da Educação Ambiental pelos Professores de Geografia

Autores

  • Patrícia Mendes CALIXTO
  • Arion de Castro Kurtz dos SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v28i0.32310

Palavras-chave:

formação continuada, ensino de geografia, educação ambiental.

Resumo

O texto apresenta considerações sobre um espaço de reflexão durante um processo de formação continuada realizado com educadores do município de Piratini, interior do Rio Grande do Sul. Analisa-se a importância de identificar o conceito de ambiente dos educadores responsáveis pelo ensino de Geografia do município, abrindo assim possibilidades de repensar na prática a inserção da Educação Ambiental a partir de uma mudança paradigmática.

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade líquida.Trad. Plínio Dentzien. RJ: Jorge Zahar Ed., 2001.

CARVALHO, I.CEducação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 3ed. São Paulo: Cortez, 2008

CARVALHO, M. O que é natureza.1. ed. Brasiliense.1991. (coleção primeiros passos).

CARVALHO, J. M. O não-lugar dos professores nos entrelugares de formação continuada. Revista Brasileira de Educação. N. 28, 2005.

CASTRO, A. M. D. A. Mudanças tecnológicas e suas implicações na política de formação do professor. Ensaio. Avaliação políticas públicas em Educação. RJ, vol13, n.49, out-dez, 2005. p.469-486. FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. RJ: Paz e Terra, 1987.

_________. Pedagogia da autonomia. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez editora, 2002.

_________. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Trad. Lúcia Mathilde Endlich Orth. 7 ed: Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

LEITAO, C. F. Buscando caminhos nos processos de formação/autoformação. Revista Brasileira de Educação. N. 27, 2004.

LOUREIRO, F. C Trajetórias e fundamentos da Educação Ambiental. Ed. Cortez, 2004.

MACHADO, Lucy M. C. P. Percepção do meio ambiente por estudantes universitários. Cadernos de geografia. BH, vol. 05, n. 06, dezembro, 1994.

MENDONÇA, F., KOZEL, S. (org). Curitiba: Ed. da UFPR, 2002. Reimp. 2004. 1 ed. ver. 2009.

MEYER, N.J & Munson, B. H. Personalizing and Empowering Environmental Education Through Expressive Writing. In. The Journal of Environmental Education. Vol.36, n. 03, 2005.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa. Subsídios teóricos para o professor pesquisador no ensino de ciências. Instituto de Física. UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios6.pdf> Acesso em: maio de 2011.

MORIN, E. O método: a natureza da natureza. 2 ed. Publicações Europa-América, 1977.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3 ed. Porto Alegre, Sulinas, 2007.

NÓVOA, A. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

PÁDUA, S. Afinal, qual a diferença entre preservação e conservação? [2006] Disponível em: <http://www.oeco.com.br/suzana-padua/18246-oeco15564> Acesso em: Maio de 2009.

PAVAN, R. A importância da reflexão crítica para a formação dos professores e professoras. In: Processos e práticas na formação de professores: caminhos possíveis. ZANCHET et al. Brasília: Liber Livro Editora, 2011.

PINTO, C. L.L. Um trem chamado desejo: a formação continuada como apoio a autonomia, a inovação e ao trabalho coletivo de professores do ensino médio. (Tese de doutorado) Universidade do Vale dos Sinos, 2008.

PINTO, C.L.L., BARREIRO, C.B., SILVEIRA, D.N., Formação continuada de professores: ampliando a compreensão acerca deste conceito. Revista Thema. 07 (01), 2010.

PONTUSCHKA, N. N. ; PAGANELLI, T. I. ; CACETE, N. H. . Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: CortezEditora, 2007RAMALHO, B. L. NUÑEZ, I.B., GUATHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.

REGO, N, MOLL, J., AIGNER, C. (orgs). Saberes e práticas na construção de sujeitos e espaços sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

RODRIGUES, Z.A.L. Paradigma da ciência, do saber e do conhecimento e a educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docente. Revista Educar. N. 32, UFPR, 2008.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. -São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

__________. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6ed. São Paulo: EdUsp, 2008.SANTOS, B. S.Pelamão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 11 ed., São Paulo: Cortez, 2006.

____________. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SHEPARDSON, D. Student Ideas: What Is an Environment? THE JOURNAL OF ENVIRONMENTAL EDUCATIONVOL. 36, N. 4, 2005.

SILVA, V. P. da.Novas tecnologias no ensino de geografia:possibilidades e limites em questão. Rio de Janeiro: UFRJ/PPGG/IGEO, 2005 (Tese de doutorado).

SUERTEGARAY, D. Espaço geográfico uno e múltiplo.In. Revista eletrônica de geografia y ciências sociales. Universidade de Barcelona, 2001.

SUERTEGARAY, D. M. Geografia física(?) geografia ambiental (?) ou geografia e ambiente (?) In: Elementos de epistemologia da geografia contemporânea.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9 ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

VELASCO, S. L. Ética e globalização solidária. In: II Corredor das Idéias, 1999, São Leopoldo, 1999. Acesso em março de 2008: <http://www.agoravirtual.net/mostra/corredor/velasco.htm>

_____________. Ética para o século XXI:rumo ao ecomunitarismo. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2003.

______________. Introdução a Educação Ambiental ecomunitarista. Rio Grande,Ed. FURG, 2008.

VESENTINI, J. W. Realidade e perspectiva do ensino de Geografia no Brasil. In: O ensino de Geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

CALIXTO, P. M., & SANTOS, A. de C. K. dos. (2013). Contribuições para Ressignificação da Prática da Educação Ambiental pelos Professores de Geografia. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 28, 254–278. https://doi.org/10.5380/raega.v28i0.32310

Edição

Seção

Artigos