AVALIAÇÃO DO RUÍDO DE TRÁFEGO NOTURNO – ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CURITIBA, BRASIL

Autores

  • Elaine Carvalho da Paz
  • Paulo Henrique Zannin Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v31i0.30757

Palavras-chave:

poluição sonora, ruído de tráfego, período noturno, modelo de predição

Resumo

As imissões sonoras noturnas geradas por um trecho urbano de uma rodovia brasileira, foram avaliados através de medições in situ. A partir dos dados coletados foi elaborada uma modelagem matemática para alguns descritores acústicos (Leq – nível sonoro equivalente; L10, L50 e L90 - níveis sonoros estatísticos), em função da correlação destes entre si e com variáveis de tráfego, para cálculo de níveis sonoros no período noturno. Os modelos desenvolvidos apresentam três características: a) são para aplicação ao ruído de tráfego noturno, b) aplicação de regressão linear e não logarítmica, c) aplicação de intervalos de classe para descrever a complexidade da faixa dinâmica de imissões sonoras, desde os níveis mais baixos até os mais elevados. Verificou-se que para amostras grandes (n > 30) e predição do valor do nível sonoro equivalente (Leq), a avaliação com intervalos de classe de ruído é a mais indicada.

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Publicado

2014-01-28

Como Citar

Carvalho da Paz, E., & Zannin, P. H. (2014). AVALIAÇÃO DO RUÍDO DE TRÁFEGO NOTURNO – ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CURITIBA, BRASIL. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 31, 29–52. https://doi.org/10.5380/raega.v31i0.30757

Edição

Seção

Artigos