Open Journal Systems

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO DO SAGRADO EM ESTADOS DE ÊXTASE NO PENSAMENTO MÍSTICO INDIANO

Vladimir Luis de OLIVEIRA

Resumo


O objetivo deste artigo aponta para a necessidade em se ampliar a discussão do espaço do sagrado para além da percepção material dos templos e dos lugares santos. Experiências extático-religiosas que comumente se apresentam na tradição indiana, conhecidas como samadhi ou moksha, interferem no campo sensorial dos místicos ou devotos e na forma de representação do mundo que é descrita pelos textos sagrados das escolas filosóficas da Índia. Esta discussão procura evidenciar a necessidade de um paradigma que considere a existência do espaço como uma construção social relativa, considerando-se os mitos e as experiências transpessoais durante o processo do numinoso.

Palavras-chave


espaço do sagrado; misticismo hindu; êxtase religioso.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: EDIFEL, 2007.BATESON, G. Pasos hacia una ecología de la mente: una aproximación revolucionaria de la compreensión del hombre.Buenos Aires: Lohlé-Lumen, 1988.

______. Una unidad sagrada: pasos ulteriores hacia una ecologia de la mente. Barcelona-ES: Edisa Editorial, 2006.

______; BATESON, M.C. El temor de los angeles.Barcelona:Gedisa, 1994.

BHASKARANANDA, S. Meditação: a mente e a Yoga de Patanjali. Rio de Janeiro: Lótus do Saber, 2005.

CASSIRER, E. A filosofia das formas simbólicas: a linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. A filosofia das formas simbólicas: o pensamento mítico.São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CLAVAL, P. Les Ideólogies spatiales. In:Cahiers de géographie du Québec.vol. 29, n° 77, 1985, p. 261-269. Disponível em: http://www.erudit.orgAcesso em: 10.02.2012

DASGUPTA, S. N., Hindu mysticism. New York: Frederick Ungar Publishing, 1959.

DEUTSCH, E. Advaita Vedanta. Honolulu: University of Hawaii Press, 1973.

ELIADE, M. Mito y realidad. Editorial Labor: Barcelona, 1991.

______. Imagens e símbolos:ensaios sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. O xamanismoe as técnicas arcaicas do êxtase. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GILFILHO, S. F. Paisagem religiosa. In: Junqueira, Sérgio (org.). O sagrado: fundamentos e conteúdos do ensino religioso. Curitiba: IBPEX, 2009.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. SãoPaulo: Martins Fontes, 2000.GRISWOLD,H.D. Brahman:a study in the History of the Indian Philosophy. New York: Macmillan Company, 1900.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do fim dos territórios à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

JUNG, C.G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2008.

______. Psicologia e religião oriental.Petrópolis: Vozes, 1980.

KENNY, V. A Noção do Sagrado emGregory Bateson: o que ela nos pode dizer sobre uma vida construtiva? Out/1999 Disponível em: Acesso em: 11/02/2012.

MACHADO, R. Foucault: a filosofia e a literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

MARQUES, L.M.B. Análise discursiva da metáfora: revisitando o estruturalismo saussuriano. 2008: UFES, Dissertação(Mestrado em Linguistica), Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos-Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

MULLER, M.The six system of Indian Philosophy. Londonand Bombay: Longsman Green, 1899.

OTTO, R. O sagrado: os aspectos racionais da noção do divino e sua relação com o racional. Petrópolis: Vozes, 2007.

PATANJALI. Yoga sutra. Chapada dos Veadeiros-GO: Paraiso dos Pantavas, 2007. Tradução e comentários de GustavoDauster e Howard Resnick.

SAUSSURE, F.de. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 2006.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. São Paulo: UNESP, 2005.

TINOCO, C. A. Gheranda Samhita. Conhecimento Editorial: Curitiba, 2007.

TUAN, Y.-F. Espaçoe lugar: a perspectiva d experiência. São Paulo:DIFEL, 1983.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v27i0.30425