Open Journal Systems

TRABALHO E MORADIA: O CASO DAS ÁREAS DE EXPANSÃO PORTUÁRIA DO PORTO DO RIO GRANDE- RS

Andressa Cristiane Colvara ALMEIDA, João Batista Flores TEIXEIRA, Susana Maria Veleda da SILVA

Resumo


O artigo tem como recorte espacial as áreas sujeitas ao processo de organização e expansão do Porto do Rio Grande-RS. A partir de 2007, o processo de reorganização do Porto dá continuidade à ampliação de suas atividades em direção à Vila Mangueira, à Barra Nova, à Barra Velha, ao bairro Santa Tereza e ao bairro Getúlio Vargas. Todas estas localidades são contíguas ou próximas às áreas portuárias e possui um total de 1.901 domicílios com 5.729 moradores que enfrentam a possibilidade de remoção de suas casas, o que poderá acarretar modificações na rotina familiar, principalmente no que se refere ao trabalho. Indagamos sobre qual o perfil ocupacional dos trabalhadores e qual a relação entre o trabalho e o local de moradia. O objetivo do artigo é caracterizar as áreas com relação a escolaridade; ao número de filhos; a renda e a situação de trabalho por sexo dos moradores e verificar sua relação com os locais de moradia. A metodologia utilizada consiste na tabulação dos indicadores coletados pelo banco de dados do Núcleo de Análises Urbanas (NAU) da FURG e a interpretação a partir dos dois circuitos da economia de Milton Santos e as relações de gênero. A análise dos dados demonstra que grande parte dos moradores trabalha nas áreas ou em locais próximos e depende da localidade onde mora para manter-se no emprego. Indicadores sociais selecionados apontam para situações semelhantes em todas as áreas: baixa escolaridade, situação de trabalho precário e baixa renda familiar.

Palavras-chave


áreas de expansão portuária; trabalho; gênero; circuitos da economia urbana.

Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, Adriana L. Um lugar de resistência: processo de remoção dos moradores das Barraquinhas. In: CaderNAU, Rio Grande, v. 4, n. 1, 2010/2011. p. 95-103.

CARDOSO, Adriana L.Acondição do trabalho feminino no Polo Navaldo Rio Grande/RS.Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Rio Grande: FURG, 2012.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS (DIEESE). Anuário Das Mulheres Brasileiras. São Paulo (SP). 2011.

FLORES, João Batista Teixeira. Mulheres Chefes de famílias, políticas públicas e cidadania: o contraste com a realidade no Bairro Getúlio Vargas (BGV), Rio Grande (RS). 2012 (no prelo).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Notas Metodológicas. Disponível em . Acesso em dezembro de 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico. Disponível em . Acesso em dezembro de 2011.

MARTINS, César. A. A. et al. RELATÓRIO BGV-NAU Georeferenciamento do Bairro Getúlio Vargas: delimitação topográfica com implantação de marcos físicos no terreno e mensuração da área atingida pela expansão portuária, Rio Grande, FURG, 2008.

MARTINS, César. A. A.“Morar e habitar em áreas portuárias na cidade do Rio Grande-RS, Brasil”ScriptaNovaRevista Electrónica de Geografía y Ciencias SocialesUniversidad de Barcelona. Vol. XIV, núm. 331 (30), 2010

MARTINS, César. A. A. “Pesquisar Moradias emáreas portuárias: alguns caminhos e muitos percalços”. In: MARTINS, C. a. A.; MARTINS, S. F. e VELEDA DA SILVA, S. M. Quintas Urbanas: Cidade e Possibilidades. Rio Grande: NAU/FURG, 2011.

MARTINS, Solismar. F. A visão dos moradores sobre o planejamento urbano: um estudo do bairro Santa Tereza –Rio Grande-RS. Dissertação de Mestrado. Rio Grande: FURG, 1997.

MASSEY, Doreen. Spatial divisions of labour: social structures and the Geography of production. Londres: Macmillan, 1984.

MONTALI, Lilia. Família e Trabalho na Reestruturação Produtiva: Ausência de Políticas de Emprego e Deterioração das Condições de Vida.Revista Brasileira de Ciências Sociais vol.15 n.42. São Paulo, fev., 2000. Disponível em Acesso em 19 de maio de 2011.

SANTOS, Milton. O espaço dividido: Os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos (1979). 2ª Ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

___________. O espaço do cidadão.7ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

VELEDA DA SILVA, Susana Maria. Mulheres e trabalho: novos e velhos dilemas. In: SILVA, Joseli Maria e SILVA, Augusto César Pinheiro da. Espaço, gênero e poder: conectando fronteiras (Orgs.). Ponta Grossa, Todapalavra, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v26i0.30163