Open Journal Systems

GEOGRAFIA E REPRESENTAÇÃO NA AMAZÔNIA MISTERIOSA DE GASTÃO CRULS: DA MONOCROMIA À MONOTONIA, DO FANTÁSTICO AO MISTERIOSO

Susane Patricia Melo de LIMA, Waldemir Rodrigues COSTA JÚNIOR

Resumo


A Amazônia tem sido foco de estudos por diversos autores, e estes, têm demonstrado como esse espaço geográfico pode adquirir representações a medida que se pode pensar sobre ele, individual ou coletivamente. Desde Inferno Verde, ao Paraíso Perdido, Do seu Complexo [...] à sua Invenção [...] estão presentes a valoração de cada indivíduo/autor, que sobrepõem em seus escritos como a Amazônia se traduz. Este artigo tem como principal abordagem a obra de Gastão Cruls – A Amazônia Misteriosa – que alude uma Amazônia como um contínuo mundo de mistérios, rica em cenários, e acima de tudo a consideração de aspectos que fizeram parte da vida do próprio autor e que se imbricam na obra demonstrando que as representações aproximam-se do mundo vivido de cada indivíduo.

Palavras-chave


Geografia; Representação; Amazônia; Gastão Cruls

Texto completo:

PDF

Referências


BUENO, Magali Franco. Natureza como representação da Amazônia. In. Espaço e Cultura,UERJ, Rio de Janeiro, N. 23, P. 77-86, JAN./JUN. DE 2008.

CRULS, Gastão. A Amazônia Misteriosa. Coleção Saraiva 115. São Paulo: Saraiva, 1957.

DEBARBIEUX, Bernard. As problemáticas da imagem e da representação em Geografia. In: BAILLY, Antoine (Org.). Les concepts de la Geographie humaine. 4ªed.. Paris: Armand Colin, 1998. Tradução de Ricardo José Batista Nogueira.

GOMES, Paulo César da Costa. Cenários para a Geografia: sobre a espacialidade das imagens e suas representações. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço e Cultura: pluralidade temática. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p.187-209.

SILVA, Alexander Meireles da. O Admirável mundo novo da República Velha: O nascimento da ficção científica brasileira no século XX. Tesede Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ciência da Literatura (Literatura Comparada). Rio de Janeiro, 2008.

OBRAS CONSULTADASBRETON, Stanilas. Cristianismo e o conceito de natureza. In: BOURG, Dominique (Org.). Os sentimentos da Natureza. Lisboa: Ed.Instituto Piaget, 1997.

DABIRÉ, Constantin Gbâané. África: o “mito” da vida em simbiose. In: BOURG, Dominique (Org.). Os sentimentos da Natureza. Lisboa: Ed.Instituto Piaget, 1997.

DAOU,Ana Maria. Tipos e aspectos do Brasil: imagens e imagem do Brasil por meio da iconografia de Percy Lau. In: ROSENDAHL, Zeny; CORREA, Roberto Lobato. Paisagem, imaginário e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

MEDDEB, Abdelwahab. O sentimento da naturezano Islão. In: BOURG, Dominique (Org.). Os sentimentos da Natureza. Lisboa: Ed.Instituto Piaget, 1997.

PERROT, Martyne; MAGOS, Isabelle. L’AUBRAC-do Haut Lieu ao Não-Lugar Turístico? In: Cahier d’Ethnologie de La France. Cahier 9, Paysage au Pluriel, 1995, p.35-48. Tradução de Regina Sader e Simone R.B. Ferreira.

PONS, Xavier. Austrália: entre o terror e a beleza. In: BOURG, Dominique (Org.). Os sentimentos da Natureza. Lisboa:Ed. Instituto Piaget, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v23i0.24838