A PRODUÇÃO DE QUEIJOS NO SERTÃO SERGIPANO TROCA DE MÃOS: UMA QUESTÃO DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v16i0.12677Palavras-chave:
identidade cultural, gênero, pecuária, políticas públicasResumo
O nosso propósito neste estudo é apresentar as transformações ocorridas no meio rural do Sertão Sergipano do São Francisco no âmbito do sistema agroalimentar, destacando a questão de gênero no processo da produção de queijos. Com a inserção de políticas públicas foram introduzidas novas práticas proporcionando um acelerado desmatamento da vegetação original a caatinga. Implantam-se gramíneas resistentes à estiagem reduzindo-se as atividades agrícolas como a produção de alimentos: feijão, mandioca e o milho. Expande-se a pecuária alicerçada pelos recursos financeiros liberados pelo “Estado” na busca incessante para concretizar a modernização da agricultura. Paralelamente às alterações no meio ambiente, surgem mudanças no âmbito das relações sociais e nas práticas culturais. Tradicionalmente os agricultores familiares tinham a produção de leite destinada ao auto-consumo sob a forma in natura ou produzindo derivados a exemplo do queijo e manteiga caseira sob a responsabilidade das mulheres. Com o avanço da pecuária esta atividade transforma-se passando a ser de responsabilidade do sexo masculino em espaços exclusivos, surgem novos tipos e são construídas redes de comercialização.
Referências
ALMEIDA, Maria G. de. Territórios e territorialidades. Revista da ANPEGE. Fortaleza, p. 103-114, 2005.
ANDRADE, Manoel C. de. A terra e o homem no Nordeste. 5. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1986.
BONNEMAISON, J.; CAMBREZY, L. Le Lien entre frontiers et identities. Geographie et Cultures. n. 20, p. 6-15, 1996.
BORDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BRANDÃO, C. O afeto da terra. Campinas: Editora Unicamp, 1999.
CASCUDO, L. de C. História da alimentação no Brasil. 3. ed. São Paulo: Global, 2004.
CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. Tradução: Klauss Brandini Gerhardt. v. II. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CASTRO, Josué de. Geografi a da Fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. 9. ed. São Paulo: Brasiliense. 1969. 332 p.
CLAVAL, Paul. La géographie culturelle. Paris: Nathan. 1995.
DEBEUX JÚNIOR, J. C. B. Cenário atual da produção leiteira pernambucana: caracterização e identifi cação de demandas tecnológicas. In: SEMINÁRIO IDENTIFICAÇÃO DE RES-TRIÇÕES ECONÔMICAS E INSTITUCIONAIS AO DESEN-VOLVIMENTO DO SETOR LEITEIRO NACIONAL. REGIÃO NORDESTE. Anais... Fortaleza, p. 63-68,1998.
DIAS, Leila C. Os sentidos da rede: notas para discussão. In: DIAS, Leila C; SILVEIRA, Rogério L. L. (Orgs.). Redes, sociedades e territórios. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2005, p. 11-28.
DINIZ, José A. F. A condição camponesa em Sergipe – de-sigualdade e persistência da agricultura familiar. Aracaju: NPGEO, 1996.
HAESBAERT. Rogério. O mito da desterritorialização: do fi m dos territórios a multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2004.
______. Identidades territoriais. In: ROSENDAHL, Z.; COR-REA, R. L. Manifestações da cultura do espaço. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1999, p.169-190.
HOBSBAWM. Eric. A invenção das tradições. Tradução Celina Cardim Cavalcanti. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
SANTOS, Milton. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2004.
SORG. B. Estados e classes sociais na agricultura brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro, 1986.
WANDERLEY, M. de N. B. A ruralidade no Brasil moderno: por um pacto social pelo desenvolvimento rural. In: GIARRACCA, Norma (Copem.) Uma nueva ruralidad en América Latina? Buenos Aires, CLACSO, 2001, p. 31-44 (Coleccion grupos de Trabaho de CLACSO).
WOORTMANN, Ellen F. Herdeiros, parentes e compadres.São Paulo: Hucitec; Brasília: Edunb, 1995.
______.; WOORTMANN, Klaus. O Trabalho da Terra: A lógi-ca e a simbólica da lavoura camponesa. Brasília. Ed. UNB, 1997.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.