Implantação do 10S como ferramenta de gestão de qualidade em hospital

Autori

  • Nilton Cesar Pasquini Centro Universitario Salesiano, Campus Maria Auxliadora, Americana SP.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rqe.v6i1.28678

Parole chiave:

10S, Gestão da qualidade, Qualidade no hospital

Abstract

A implantação iniciou em fevereiro de 2011 e terminou em fevereiro de 2012. Foi criado um grupo gestor cuja função básica do gestor do programa, ou de um comitê central, é fomentar as atividades do 10S por toda a empresa. A primeira atitude foi realizar uma limpeza geral (Dia D), pré-requisito para a implantação do Programa 10S. Na implantação do 10S fez uso de 6 ferramentas da qualidade, sendo Diagrama de causa e efeito, Diagrama de dispersão, D5W1H, Gráficos e PDCA e kanban. O 10S melhorou a imagem da organização perante a sociedade e órgãos governamentais. O programa disseminou no hospital a importância da prática da responsabilidade social, não só como obrigação do hospital em desenvolver ações sociais, mas como incentivo e motivação de seus próprios colaboradores para a realização de trabalhos voluntários para atender às carências da sociedade.

Biografia autore

Nilton Cesar Pasquini, Centro Universitario Salesiano, Campus Maria Auxliadora, Americana SP.

departamento de administração área de qualiddae

Pubblicato

2017-11-08

Come citare

Pasquini, N. C. (2017). Implantação do 10S como ferramenta de gestão de qualidade em hospital. Revista Qualidade Emergente, 6(1). https://doi.org/10.5380/rqe.v6i1.28678

Fascicolo

Sezione

Artigos