Gestão da Qualidade através da metodologia QRQC – Estudo de caso em uma empresa do setor automotivo

Autores

  • Laís de Lima Rocha Universidade Federal do Paraná
  • Jislaine Figueira Coradél Coltro Universidade Federal do Paraná
  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi Universidade Federal do Paraná
  • Karen Menger da Silva Guerreiro Universidade Federal do Paraná
  • Thalita Toshie de Jesus Shibuya Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rqe.v6i1.27081

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Ferramentas da Qualidade, QRQC, Setor Automotivo

Resumo

O desenvolvimento deste trabalho está baseado na análise da metodologia QRQC – Quick Response to Quality Control (Resposta Rápida para o Controle de Qualidade) utilizada na área da qualidade, pela empresa Alfa do setor automotivo, situada em São José dos Pinhais – Paraná.  Com o objetivo de tratar um problema definitivamente, essa metodologia trabalha com um conjunto de ferramentas da qualidade, que se usadas sequencialmente atuam na contensão do problema e a imediata investigação e providências direto na fonte causadora. A  atuação do QRQC envolve toda a organização na busca pela melhoria contínua, de clientes à fornecedores. No caso apresentado, o envolvimento da organização mostrou-se fundamental, apesar de ocorrem dificuldades iniciais, pois além de não haver um nivelamento de conhecimento das ferramentas a serem utilizadas, a cultura organizacional, que tende a evitar mudanças, também foi uma barreira a ser quebrada. Superadas as dificuldades iniciais, percebeu-se maior integração e participação entre os níveis de trabalho, melhorando também troca de conhecimento. Também foi possível analisar que a aplicação da metodologia demanda pouco investimento e sua atuação através da Gestão Visual facilita o entendimento das atividades, evitando o retrabalho. 

Biografia do Autor

Laís de Lima Rocha, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná

Setor de Educação Profissional e Tecnológica

Gestão da Qualidade

Jislaine Figueira Coradél Coltro, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná

Setor de Educação Profissional e Tecnológica

Gestão da Qualidade

Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná

 

Karen Menger da Silva Guerreiro, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná

Setor de Educação Profissional e Tecnológica

Gestão da Qualidade

Thalita Toshie de Jesus Shibuya, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná

Setor de Educação Profissional e Tecnológica

Gestão da Qualidade

Downloads

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rocha, L. de L., Coltro, J. F. C., Takahashi, A. R. W., Guerreiro, K. M. da S., & Shibuya, T. T. de J. (2017). Gestão da Qualidade através da metodologia QRQC – Estudo de caso em uma empresa do setor automotivo. Revista Qualidade Emergente, 6(1). https://doi.org/10.5380/rqe.v6i1.27081

Edição

Seção

Artigos