Gestão da Qualidade através da metodologia QRQC – Estudo de caso em uma empresa do setor automotivo
Resumo
O desenvolvimento deste trabalho está baseado na análise da metodologia QRQC – Quick Response to Quality Control (Resposta Rápida para o Controle de Qualidade) utilizada na área da qualidade, pela empresa Alfa do setor automotivo, situada em São José dos Pinhais – Paraná. Com o objetivo de tratar um problema definitivamente, essa metodologia trabalha com um conjunto de ferramentas da qualidade, que se usadas sequencialmente atuam na contensão do problema e a imediata investigação e providências direto na fonte causadora. A atuação do QRQC envolve toda a organização na busca pela melhoria contínua, de clientes à fornecedores. No caso apresentado, o envolvimento da organização mostrou-se fundamental, apesar de ocorrem dificuldades iniciais, pois além de não haver um nivelamento de conhecimento das ferramentas a serem utilizadas, a cultura organizacional, que tende a evitar mudanças, também foi uma barreira a ser quebrada. Superadas as dificuldades iniciais, percebeu-se maior integração e participação entre os níveis de trabalho, melhorando também troca de conhecimento. Também foi possível analisar que a aplicação da metodologia demanda pouco investimento e sua atuação através da Gestão Visual facilita o entendimento das atividades, evitando o retrabalho.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/rqe.v6i1.27081