Gestão da Qualidade através da metodologia QRQC – Estudo de caso em uma empresa do setor automotivo

Laís de Lima Rocha, Jislaine Figueira Coradél Coltro, Adriana Roseli Wünsch Takahashi, Karen Menger da Silva Guerreiro, Thalita Toshie de Jesus Shibuya

Resumo


O desenvolvimento deste trabalho está baseado na análise da metodologia QRQC – Quick Response to Quality Control (Resposta Rápida para o Controle de Qualidade) utilizada na área da qualidade, pela empresa Alfa do setor automotivo, situada em São José dos Pinhais – Paraná.  Com o objetivo de tratar um problema definitivamente, essa metodologia trabalha com um conjunto de ferramentas da qualidade, que se usadas sequencialmente atuam na contensão do problema e a imediata investigação e providências direto na fonte causadora. A  atuação do QRQC envolve toda a organização na busca pela melhoria contínua, de clientes à fornecedores. No caso apresentado, o envolvimento da organização mostrou-se fundamental, apesar de ocorrem dificuldades iniciais, pois além de não haver um nivelamento de conhecimento das ferramentas a serem utilizadas, a cultura organizacional, que tende a evitar mudanças, também foi uma barreira a ser quebrada. Superadas as dificuldades iniciais, percebeu-se maior integração e participação entre os níveis de trabalho, melhorando também troca de conhecimento. Também foi possível analisar que a aplicação da metodologia demanda pouco investimento e sua atuação através da Gestão Visual facilita o entendimento das atividades, evitando o retrabalho. 


Palavras-chave


Gestão da Qualidade; Ferramentas da Qualidade; QRQC; Setor Automotivo

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rqe.v6i1.27081