O ensino médio no Brasil: em busca da inovação?

Adriane Carneiro Ferreira, Edna Amancio de Souza Ramos

Resumo


Ainda que não se possa negar que o ensino médio tenha passado transformações nesta última década, parece que estas não foram capazes de efetivar as mudanças necessárias em relação à qualidade de ensino neste nível. Qual a razão de tantas iniciativas frustradas de um novo ensino médio? Por que há, ainda, déficits em relação ao número de vagas ofertadas neste nível de ensino e um número alarmante de evadidos e reprovados? O presente artigo pretende apresentar uma reflexão sobre o desenvolvimento de ações em relação a esta problemática no Brasil, com um recorte a partir da década de 90, e com a análise de um dos programas do Ministério da Educação que apresenta em seu título a perspectiva de inovar “novamente” o ensino médio: o Programa Ensino Médio Inovador, lançado nacionalmente em 2009 e implantado no Estado do Paraná no ano de 2010.


Palavras-chave


Ensino Médio; inovação; Programa Ensino Médio Inovador

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rqe.v5i2.26393