O ensino médio no Brasil: em busca da inovação?

Autores

  • Adriane Carneiro Ferreira UFPR
  • Edna Amancio de Souza Ramos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rqe.v5i2.26393

Palavras-chave:

Ensino Médio, inovação, Programa Ensino Médio Inovador

Resumo

Ainda que não se possa negar que o ensino médio tenha passado transformações nesta última década, parece que estas não foram capazes de efetivar as mudanças necessárias em relação à qualidade de ensino neste nível. Qual a razão de tantas iniciativas frustradas de um novo ensino médio? Por que há, ainda, déficits em relação ao número de vagas ofertadas neste nível de ensino e um número alarmante de evadidos e reprovados? O presente artigo pretende apresentar uma reflexão sobre o desenvolvimento de ações em relação a esta problemática no Brasil, com um recorte a partir da década de 90, e com a análise de um dos programas do Ministério da Educação que apresenta em seu título a perspectiva de inovar “novamente” o ensino médio: o Programa Ensino Médio Inovador, lançado nacionalmente em 2009 e implantado no Estado do Paraná no ano de 2010.

Biografia do Autor

Adriane Carneiro Ferreira, UFPR

Mestranda em Educação pela UFPR (PPGE)2011-2013- Linha de Políticas Educacionais. Orientadora Profª Drª Taís Tavares

Edna Amancio de Souza Ramos, UFPR

Mestranda em Educação pela UFPR (PPGE)2011-2013- Linha de Políticas Educacionais. Orientadora Profª Drª Taís Tavares

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Ferreira, A. C., & Souza Ramos, E. A. de. (2017). O ensino médio no Brasil: em busca da inovação?. Revista Qualidade Emergente, 5(2). https://doi.org/10.5380/rqe.v5i2.26393

Edição

Seção

Artigos