Contribuições das atividades de enriquecimento curricular no desempenho cognitivo e acadêmico de estudantes com altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.78927

Palavras-chave:

superdotados, avaliação, educação especial.

Resumo

Estudantes com altas habilidades/superdotação necessitam de programas diferenciados de ensino-aprendizagem e as atividades de enriquecimento curricular são alternativas educacionais previstas para esse público. O presente estudo, de delineamento pré-experimental, investigou as contribuições de atividades de enriquecimento curricular no desenvolvimento cognitivo e acadêmico de estudantes com altas habilidades/superdotação, antes e depois de as frequentarem, por pelo menos um ano. Participaram 17 estudantes, 13 meninos e quatro meninas, com idades entre sete e 15 anos, do Ensino Fundamental, tanto da rede pública (nove) como privada (oito), de escolas de uma cidade média do interior paulista. Utilizou-se o Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, a Escala Wechsler de Inteligência (WISC-IV) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE), cujos dados foram descritos e comparados antes e depois da intervenção. Os resultados mostraram pontuações significativamente maiores no pós-teste dos três instrumentos. Todavia, não foi possível atribuir essa melhora somente às atividades de enriquecimento curricular vivenciadas pelos estudantes. Como limitações, ressaltam-se: as atividades de enriquecimento ficaram apenas no nível exploratório; o tamanho reduzido da amostra e a falta de um grupo controle para comparar os resultados. Como ponto forte, constata-se que existem poucas pesquisas sobre enriquecimento curricular ofertados aos estudantes com altas habilidades/superdotação.

Biografia do Autor

Lurian Dionizio Mendonça, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências, Unesp, Bauru. Professora da rede municipal de Bauru/SP.

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru

Professora Adjunto do Departamento de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa em Docência para a Educação Básica, da Faculdade de Ciências, Unesp, Bauru/SP.

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, Unesp, Bauru/SP.

Downloads

Publicado

04-09-2023

Como Citar

Mendonça, L. D., Capellini, V. L. M. F., & Rodrigues, O. M. P. R. (2023). Contribuições das atividades de enriquecimento curricular no desempenho cognitivo e acadêmico de estudantes com altas habilidades/superdotação. Interação Em Psicologia, 27(1). https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.78927

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa