Contribuições das atividades de enriquecimento curricular no desempenho cognitivo e acadêmico de estudantes com altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v27i1.78927Palavras-chave:
superdotados, avaliação, educação especial.Resumo
Estudantes com altas habilidades/superdotação necessitam de programas diferenciados de ensino-aprendizagem e as atividades de enriquecimento curricular são alternativas educacionais previstas para esse público. O presente estudo, de delineamento pré-experimental, investigou as contribuições de atividades de enriquecimento curricular no desenvolvimento cognitivo e acadêmico de estudantes com altas habilidades/superdotação, antes e depois de as frequentarem, por pelo menos um ano. Participaram 17 estudantes, 13 meninos e quatro meninas, com idades entre sete e 15 anos, do Ensino Fundamental, tanto da rede pública (nove) como privada (oito), de escolas de uma cidade média do interior paulista. Utilizou-se o Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, a Escala Wechsler de Inteligência (WISC-IV) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE), cujos dados foram descritos e comparados antes e depois da intervenção. Os resultados mostraram pontuações significativamente maiores no pós-teste dos três instrumentos. Todavia, não foi possível atribuir essa melhora somente às atividades de enriquecimento curricular vivenciadas pelos estudantes. Como limitações, ressaltam-se: as atividades de enriquecimento ficaram apenas no nível exploratório; o tamanho reduzido da amostra e a falta de um grupo controle para comparar os resultados. Como ponto forte, constata-se que existem poucas pesquisas sobre enriquecimento curricular ofertados aos estudantes com altas habilidades/superdotação.
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