Práticas educativas no contexto da maternidade adolescente: breve revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v12i1.7394Palavras-chave:
práticas educativas, adolescência, maternidadeResumo
A idade materna tem sido apontada como um importante fator de influência sobre as práticas educativas. Este artigo consiste em uma revisão da literatura nacional e internacional, publicada entre os anos de 1986 a 2006, sobre as práticas educativas comumente utilizadas por mães adolescentes com filhos pequenos. Grande parte dos estudos revisados salientou o uso de práticas educativas coercitivas por essas mães. Contudo, também foram encontrados estudos que evidenciaram que, apesar da idade, mães adolescentes cuja rede de apoio social é efetiva tendem a utilizar práticas educativas menos coercitivas. Além disso, outras variáveis, como escolaridade, nível socioeconômico, conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, depressão e estresse, também apareceram como fatores de influência sobre o uso e a adequação das práticas educativas por essas mães. Frente à inconsistência desses achados, sugere-se que novas pesquisas empíricas sejam levadas a cabo, principalmente no contexto brasileiro, para permitir uma melhor caracterização das mães adolescentes em relação a esse aspecto.
Palavras-chave: práticas educativas; adolescência; maternidade.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.