Práticas educativas no contexto da maternidade adolescente: breve revisão da literatura

Autores

  • Angela Helena Marin Universidade Luterana do Brasil
  • Daniela Centenaro Levandowski Universidade de Caxias do Sul/ Faculdades de Taquara

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v12i1.7394

Palavras-chave:

práticas educativas, adolescência, maternidade

Resumo

A idade materna tem sido apontada como um importante fator de influência sobre as práticas educativas. Este artigo consiste em uma revisão da literatura nacional e internacional, publicada entre os anos de 1986 a 2006, sobre as práticas educativas comumente utilizadas por mães adolescentes com filhos pequenos. Grande parte dos estudos revisados salientou o uso de práticas educativas coercitivas por essas mães. Contudo, também foram encontrados estudos que evidenciaram que, apesar da idade, mães adolescentes cuja rede de apoio social é efetiva tendem a utilizar práticas educativas menos coercitivas. Além disso, outras variáveis, como escolaridade, nível socioeconômico, conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, depressão e estresse, também apareceram como fatores de influência sobre o uso e a adequação das práticas educativas por essas mães. Frente à inconsistência desses achados, sugere-se que novas pesquisas empíricas sejam levadas a cabo, principalmente no contexto brasileiro, para permitir uma melhor caracterização das mães adolescentes em relação a esse aspecto.

 

Palavras-chave: práticas educativas; adolescência; maternidade.

Biografia do Autor

Angela Helena Marin, Universidade Luterana do Brasil

Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente atua como docente da Universidade Luterana do Brasil/Campus Santa Maria. Áreas de interesse e atuação: Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase no desenvolvimento infantil; Psicologia da Família e Terapia Sistêmica.

Daniela Centenaro Levandowski, Universidade de Caxias do Sul/ Faculdades de Taquara

Psicóloga clínica (PUCRS), Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS). Atuação na área de Desenvolvimento infantil e do adolescente e Psicologia Clínica.

Downloads

Como Citar

Marin, A. H., & Levandowski, D. C. (2008). Práticas educativas no contexto da maternidade adolescente: breve revisão da literatura. Interação Em Psicologia, 12(1). https://doi.org/10.5380/psi.v12i1.7394

Edição

Seção

Artigos