Percepções e comportamentos de cuidado neonatal de mulheres participantes de um Programa Mãe-Canguru

Autores

  • Manuela Beltrão Oliveira e Silva Universidade Federal do Pará
  • Regina Célia Souza Brito Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v12i2.7258

Palavras-chave:

Programa Mãe-Canguru, comportamento materno, mulher

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as percepções, experiências e comportamentos de cuidado neonatal de mulheres participantes de um Programa Mãe-Canguru, visando compreender como elas percebem e vivenciam a experiência. Participaram do estudo 5 díades. A idade das mães variou entre 16 e 33 anos. Foram utilizados o Inventário de Depressão de Beck e o Questionário de Aceitação Materna em relação ao Programa Mãe-Canguru. O comportamento não verbal das participantes foi registrado através de sessões diárias de observação e foram realizadas entrevistas temáticas sobre vida afetiva e família de origem, que esclareceram muitos aspectos dos dados coletados. Os resultados sugeriram que o método é bem tolerado, mas que acontecimentos externos exercem influência no comportamento e no estado emocional das participantes. As mães desempenharam as atividades prescritas e o tempo de permanência no programa parece ter sido utilizado como um momento de reflexão sobre suas vidas. Este tipo de investigação ainda precisa ser explorado em novos estudos, a fim de propiciar um desenvolvimento do Programa Mãe-Canguru.

 

Palavras-chave: Programa Mãe-Canguru; comportamento materno; mulher.

Biografia do Autor

Manuela Beltrão Oliveira e Silva, Universidade Federal do Pará

Formada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia. Especialista em Informática Educativa e Administração Escolar. Mestre pelo Programa de Pós graduação em Psicologia - Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA e Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação Psicologia - Teoria e Pesquisa do Comportamento. Atuou como Coordenadora de curso de graduação na Faculdade Integrada Brasil Amazônia e ministra as disciplinas Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Educação.

Regina Célia Souza Brito, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1993) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento durante o ciclo vital, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento social, investimento e cuidado parental, sexualidade e afetividade, seleção de parceiros, homossexualidade, aspectos da afetividade e sexualidade no envelhecimento, filogenia, evolução humana, comportamento animal, forrageamento de insetos sociais.

Downloads

Como Citar

Oliveira e Silva, M. B., & Brito, R. C. S. (2008). Percepções e comportamentos de cuidado neonatal de mulheres participantes de um Programa Mãe-Canguru. Interação Em Psicologia, 12(2). https://doi.org/10.5380/psi.v12i2.7258

Edição

Seção

Artigos