Contar histórias: uma proposta de avaliação assistida da narrativa infantil
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v10i1.5707Palavras-chave:
avaliação da linguagem, avaliação assistida, narrativa infantilResumo
A linguagem tem um papel central na vida humana, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Entre as formas de avaliar o comportamento lingüístico infantil, as narrativas têm sido empregadas por meio de atividades como descrever figuras e recontar histórias. A avaliação feita por procedimento assistido em que o avaliador auxilia a criança, após uma fase inicial sem ajuda, testando sem auxílio novamente ao final, tem se mostrado apropriada. Investigando este procedimento, esta pesquisa avaliou a narrativa de 10 crianças de ambos os sexos, com idade entre 5 e 7 anos, freqüentando uma pré-escola pública de Vitória/ES. Foi utilizado um instrumento de avaliação e intervenção assistida da narrativa, o qual avalia aspectos da narração de histórias, por meio de 2 livros de histórias, com desenhos coloridos. Todas as crianças melhoraram a produtividade da história 1 para a história 2 em pelo menos um dos aspectos avaliados. Sobre os componentes, idéias e linguagem e estrutura da narrativa, destacam-se os componentes “informação sobre as personagens” (90%) e “complexidade do vocabulário” (80%) pelo percentual de melhora igual ou superior a 80%. O instrumento mostrou-se adequado à avaliação da narrativa infantil, envolvendo a criança durante a aplicação.
Palavras-chave: avaliação da linguagem; avaliação assistida; narrativa infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.