Violência de gênero: Uma discussão sob a perspectiva de trauma cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v22i2.50001

Palavras-chave:

trauma, violência de gênero, cultura.

Resumo

O estudo possui como objetivo realizar uma discussão acerca da violência de gênero entendida sob a perspectiva de um trauma cultural. Entendemos a violência de gênero como aquela cometida contra as mulheres e contra os sujeitos que escapam à performance de gênero binária e heterossexual. Serão utilizadas como disparadores para discussão considerações teóricas de autoras como Judith Butler e Shoshana Felman. O que escapa ao padrão binário e heteronormativo de gênero é alvo de situações de violência nas quais, devido ao seu caráter repetitivo e de invisibilidade, constituem um trauma cultural uma vez que as manifestações e as vivências que dizem respeito à violência de gênero não conseguem ser devidamente elaboradas e simbolizadas, constituindo sintomas traumáticos sinalizadores do inconsciente cultural.

Biografia do Autor

Martina von Mühlen Poll, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Feredal de Santa Maria, cuncluída em 2015, e atualmente está com o Mestrado em Psicologia em andamento na Univeridade Federal de Santa Maria.

Fernanda de Oliveira Alves, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano, cuncluída em 2015, e atualmente está com o Mestrado em Psicologia em andamento na Univeridade Federal de Santa Maria

Cláudia Maria Perrone, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988),Especialização em Psicoterapia Psicanalítica CELG/UFRGS, mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Professora Associada-I do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria e da Pós-Graduação em Psicologia da UFSM. Exerce atividades profissionais no Departamento de Psicologia da UFSM.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, psicologia organizacional,psicanálise, clinica e subjetividade, saúde e trabalho, teoria da literatura e reforma psiquiátrica. Possui diversos artigos e capítulos de livros nas referidas áreas Psicanalista membro da Sigmund Freud Associação Psicanalítica.

Downloads

Publicado

01-08-2018

Como Citar

von Mühlen Poll, M., de Oliveira Alves, F., & Perrone, C. M. (2018). Violência de gênero: Uma discussão sob a perspectiva de trauma cultural. Interação Em Psicologia, 22(2). https://doi.org/10.5380/psi.v22i2.50001

Edição

Seção

Estudos Teóricos ou Históricos