Problemas de citação em publicações de Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.15317Palavras-chave:
metodologia científica, redação científica, citações, erros de citaçãoResumo
Tendo em vista a formação de pesquisadores para a divulgação do conhecimento científico na Psicologia, este texto relata e categoriza alguns problemas comuns de citações, encontrados em um conjunto restrito de dissertações, teses, artigos e livros publicados no período de 2004 a 2007. Os problemas foram identificados por dois pesquisadores que concordaram quanto à denominação, definição e exemplificação de oito categorias produzidas na análise: desnecessárias, vitrines, equivocadas, figura-fundo, atemporais, pulverizadas, sobrepostas e mascaradas. Defende-se um maior rigor na redação do texto científico com relação às citações, como forma de melhorar a identificação e valorização dos estudos em que o texto se baseia e de evitar problemas relacionados à fidelidade das ideias dos autores referenciados.
Palavras-chave: metodologia científica; redação científica; citações; erros de citação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
