A importância das relações parentais frente aos problemas de comportamento na infância: convergências teóricas

Autores

  • Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira ULBRA-Gravataí
  • Adriana Wagner PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v15i2.11002

Palavras-chave:

problemas de comportamento, infância, preditores

Resumo

 

Este artigo destaca a importância das relações parentais associadas aos problemas de comportamento na infância à luz de três modelos: O modelo da coerção, psicanalítico e ecológico-sistêmico. O primeiro destaca a importância das interações pais-filhos, de variáveis ambientais e suas inter-relações. Já o modelo psicanalítico ressalta o desenvolvimento do ego e superego, da privação e convergência das pulsões agressivas e libidinais para o desenvolvimento normal. Por fim, o modelo ecológico-sistêmico destaca as características individuais, a história familiar parental e as relações conjugais e com a rede de apoio. Os modelos teóricos foram discutidos com vistas ao consenso acerca das relações parentais e à ampliação da compreensão desse fenômeno, destacando a importância de integrar aspectos psíquicos e ambientais, reiterando sua interdependência.

 

Palavras-chave: problemas de comportamento; infância; preditores.

Biografia do Autor

Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira, ULBRA-Gravataí

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela PUCRS (bolsista CAPES) e Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS (bolsista CAPES). Professora e Pesquisadora do Curso de Psicologia na ULBRA-Gravataí, Coordenadora do Serviço de Consultoria em Psicologia Escolar da ULBRA-Gravataí.

Adriana Wagner, PUCRS

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela UAM-Madrid. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Dinâmica das relações familiares”. Professora Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B/CNPq.

Downloads

Como Citar

Silveira, L. M. de O. B., & Wagner, A. (2011). A importância das relações parentais frente aos problemas de comportamento na infância: convergências teóricas. Interação Em Psicologia, 15(2). https://doi.org/10.5380/psi.v15i2.11002

Edição

Seção

Artigos