Relações entre os Testes de Bender e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven na avaliação da inteligência

Autores

  • Fermino Fernandes Sisto Universidade São Francisco
  • Daniel Bartholomeu Universidade São Francisco
  • Fabián Javier Marín Rueda Universidade São Francisco
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco
  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v12i1.10546

Palavras-chave:

avaliação da inteligência, Bender – Sistema de Pontuação Gradual, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, validação

Resumo

Esta pesquisa estudou as relações entre o Teste Gestaltico Visomotor de Bender avaliado conforme o Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Participaram desta pesquisa 280 sujeitos com idades variando de sete a 10 anos com média de oito anos (DP=1,11) de ambos os sexos. Os testes foram aplicados coletivamente. Dentre os resultados, encontraram-se correlações negativas e significativas entre a medida do Bender e das séries do Raven, bem como com seu total, indicando que quanto mais distorções as crianças fazem nas cópias, menor a pontuação no Raven. A análise de grupos extremos formados com base no desempenho nas Matrizes Progressivas corrobora esse achado, na medida em que demonstrou diferenças das crianças mais e menos inteligentes quanto à distorção das figuras, sendo que as mais inteligentes apresentaram menos distorções no Bender em comparação com as que tinham pior desempenho no Raven.

 

Palavras-chave: avaliação da inteligência; Bender – Sistema de Pontuação Gradual; Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; validação.

 

 

Downloads

Como Citar

Sisto, F. F., Bartholomeu, D., Rueda, F. J. M., dos Santos, A. A. A., & Noronha, A. P. P. (2008). Relações entre os Testes de Bender e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven na avaliação da inteligência. Interação Em Psicologia, 12(1). https://doi.org/10.5380/psi.v12i1.10546

Edição

Seção

Artigos