“Aí Eu Entendi A Importância Do Paliativo”: A Vivência De Cuidadores Familiares
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i02.89525Palabras clave:
cuidados paliativos, pediatria, família.Resumen
Este estudo objetivou entender a compreensão de cuidadores familiares sobre o cuidado paliativo pediátrico. Para isso, foi realizado estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com familiares de pacientes acompanhados pela equipe de cuidados paliativos pediátricos de um hospital da rede pública de saúde, na cidade de Fortaleza/CE. Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Participaram seis cuidadores familiares, em sua totalidade eram mulheres e mães. Para a análise do material coletado, empregou-se o método da Análise de Conteúdo, obtendo-se duas unidades de sentido. As categorias encontradas foram: compreensão de cuidadores familiares sobre cuidados paliativos e contribuições da equipe de CPP no cuidado prestado aos familiares. Os resultados apontaram a importância de um acompanhamento mais contínuo pela equipe de CPP, a necessidade em trabalhar a temática dos cuidados paliativos em intervenções de educação em saúde e a capacitação de outros profissionais da assistência sobre a temática, a fim de oferecerem maior suporte e cuidado unificado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alexia Jade Machado Sousa, Maria Juliana Vieira Lima

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
