Relação entre a Psicologia Humanista de Carl Rogers e Fenomenologia: revisão sistemática

Autores/as

Palabras clave:

Carl Rogers, Fenomenologia, Psicologia Humanista, Revisão de Literatura, Terapia Centrada no Cliente.

Resumen

Objetivamos analisar o estado corrente de artigos nacionais que relacionam a Psicologia Humanista de Rogers à Fenomenologia. Empregamos uma revisão sistemática nas bases de dados SciELO e PePSIC e compilamos 32 textos. Os resultados apontam: PePSIC como banco com mais publicações; textos mais antigos datados em 1997, com referências as quais demonstram que a relação é antiga; 2012 como ano mais producente; expressiva ampliação de escritos, desde a década de 2010; predominância de publicações na Revista da Abordagem Gestáltica; Virginia Moreira como autora mais produtiva; manifestação da Lei de Lotka; concentração de vinculações formativas e institucionais com a UFC e UNIFOR, seguidas pela PUC-Campinas; predominância de artigos teóricos; estudos empíricos vinculados a duas tendências metodológicas qualitativas; abundância de referenciais fenomenológicos-existenciais; implicações clínicas, ontológicas, históricas, epistemológicas, hospitalares e revisionistas. Realizamos quatro juízos sobre o estado analisado e concluímos que o cenário brasileiro integra as tradições fenomenológicas estadunidense (de orientação clínica e metodológica empírica) e europeia (de estirpe filosófica) no desenvolvimento do legado rogeriano.

Biografía del autor/a

João Miguel Lima Themótheo, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Ceará.

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará

Docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista.

Publicado

2025-03-29

Cómo citar

Themótheo, J. M. L., & Castelo Branco, P. C. (2025). Relação entre a Psicologia Humanista de Carl Rogers e Fenomenologia: revisão sistemática. Interação Em Psicologia, 28(3). Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/87612

Número

Sección

Revisões Sistemáticas da Literatura