Teleatendimento no acompanhamento terapêutico de crianças com TEA na pandemia do COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.86648

Palabras clave:

Neuropsicologia, Autismo, Covid-19

Resumen

Após o início da pandemia da COVID-19, os profissionais da saúde, especialmente os psicólogos, passaram a realizar teleatendimentos. Dessa forma, o objetivo desse estudo é analisar como os profissionais brasileiros de psicologia clínica realizaram teleatendimentos a crianças com transtorno do espectro autista (TEA) no período de isolamento social durante a pandemia da COVID-19. Foi adotado uma pesquisa de levantamento de dados, transversal de análise quanti-qualitativa em que os dados foram coletados por meio de um questionário autoadministrado com aplicação on-line. O público-alvo desse estudo foram os profissionais de psicologia que realizaram teleatendimento em crianças com TEA. Os resultados evidenciaram que metade dos respondentes são do Rio Grande do Norte (50%) e fizeram atendimento modalidade on-line e presencial (69,9%). As principais atividades listadas pelos profissionais realizadas com as crianças, assim como a orientação aos pais, estão relacionadas com a organização de rotina, atividades da vida diária e estimulação cognitiva e comportamental. No Brasil, os estudos sobre o teleatendimento necessitam ampliar as evidências científicas quanto a essa problemática, principalmente a respeito de crianças com TEA. O atendimento remoto para este público pode ser possível, o que gera impacto positivo à prática clínica do profissional e acolhimento das famílias de crianças com TEA.

Biografía del autor/a

Maria Mabel Nunes de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte

Graduação em Psicologia pela Faculdade Santa Maria - FSM (2016). Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2019). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência em Psicologia da saúde e hospitalar e Neuropsicologia Clínica. Membro do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia - LAPEN (UFRN). Membro do Laboratório de Linguagem Escrita, Interdisciplinaridade e Aprendizagem - LEIA (UFRN). Professora Auxiliar do curso de graduação em Psicologia da ESTÁCIO/FATERN em Natal - RN.

Publicado

2023-11-07

Cómo citar

Nunes de Morais, M. M., & Salgado Azoni, C. A. (2023). Teleatendimento no acompanhamento terapêutico de crianças com TEA na pandemia do COVID-19. Interação Em Psicologia, 27(2). https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.86648

Número

Sección

Relatos de Pesquisa