Diferenças na adaptabilidade de carreira em função da escolaridade e situação laboral
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v26i2.77840Palabras clave:
orientação profissional e de carreira, desemprego, trabalhadores.Resumen
A adaptabilidade de carreira é um construto psicossocial que se refere aos recursos do indivíduo para lidar com as tarefas de transição de carreira. O objetivo deste estudo foi verificar se há diferenças nos quatro recursos de adaptabilidade de carreira em relação ao sexo, escolaridade, situação laboral e relações de trabalho. A amostra contou com 890 participantes, com idades entre 18 e 67 anos (M = 33,98; DP = 10,49), sendo 66,4% do sexo feminino. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e a Escala de Adaptabilidade de Carreira. Os resultados sugerem que há diferenças significativas em relação as variáveis abordadas, com exceção do sexo. Pessoas com maior nível de escolaridade, que estejam empregadas e que possuam uma relação de trabalho como trabalhadores liberais, apresentam maiores níveis de adaptabilidade de carreira. Desta forma, este estudo indica que a adaptabilidade de carreira está relacionada positivamente com desfechos da carreira, o que sugere que intervenções capazes de promover adaptabilidade de carreira, poderão estar indiretamente contribuindo para uma maior empregabilidade dos clientes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
