Saúde Institucional: proposta de atuação em instituições educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i2.68716Keywords:
Educação, Instituições de Ensino Superior, Psicologia Institucional.Abstract
Este artigo tem por objetivo relatar a atuação de uma equipe multiprofissional de promoção de saúde institucional em um curso de graduação do tipo bacharelado, especificamente um bacharelado “não-engenharia”, em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no sul do Brasil. Almejando alcançar o objetivo proposto, é apresentado um recorte da prática de diagnóstico institucional realizada no primeiro semestre do ano de 2019 pela Comissão de Saúde Institucional da IFES em tela especificando as etapas de observação participante, entrevistas e elaboração da hipótese diagnóstica e proposta de intervenção. Nessa experiência, pudemos concluir que é possível a realização de um trabalho de saúde institucional pautada nos pressupostos da Psicologia Institucional a ser desenvolvido por uma equipe multiprofissional e construída com membros de uma mesma organização, porém com algumas ressalvas. Ressaltamos, entre elas, a importância do estudo teórico contínuo, reuniões permanentes da equipe executora e uma supervisão capacitada para que a equipe não se identifique com o sintoma a ser estudado, com o sofrimento, tampouco os fenômenos de grupo da instituição a ser diagnosticada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The approval of articles implies the immediate acceptance, with no imposition, that the journal Interação em Psicologia will have the exclusivity of the first publication of the article. The authors will, notwithstanding, keep the copyrights for future publications. In case of republication of the articles in other media, it is demanded the mention to the first publication in the journal Interação em Psicologia. The authors also authorize their articles to be available in all the indexes of which the journal is included.
The Editorial Board is not responsible for the concepts or statements expressed in the published works, which are the sole responsibility of their authors.
The journal Interação em Psicologia offers immediate open access to all its content, following the rationale that offering gratuitous scientific knowledge to the public promotes the democracy of knowledge and published works tend to produce higher impact. The published articles in the journal are available under the Creative Commons License CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). According to this license, the access, distribution, reusing of the articles for non-commercial sources are allowed, provided that the authors and the source is referenced. When submitting articles to the journal Interação em Psicologia, authors agree with making their texts legally available based on this license.
