O programa sênior da UFPR e o significado do trabalho para aposentados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v23i3.60548

Palabras clave:

Aposentadoria, Programas para seniores, Mercado de trabalho para os idosos,  Envelhecimento, Avaliação de programas

Resumen

O estudo teve por objetivo compreender o significado do trabalho para os servidores aposentados integrantes do Programa Bolsa Técnicos Sênior da Universidade Federal do Paraná. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa e inserida no paradigma interpretativo que utiliza a entrevista para coleta das informações. Para análise e interpretação dos dados, foi utilizada a metodologia dos Núcleos de Significação, proposta por Aguiar, Soares e Machado (2015). Participaram da pesquisa 12 servidores aposentados, sendo 8 mulheres e 4 homens, na faixa etária entre 59 a 73 anos, que atuam no programa entre 2 a 21 anos. Os resultados indicaram que o trabalho para os bolsistas é bastante significativo, relevante e valorizado. Os principais motivos para voltar a trabalho foram: gostar de trabalhar e manter-se ativo, sendo o financeiro o menos relevante. Em relação ao Programa foram identificados aspectos favoráveis e desfavoráveis. No entanto, de uma maneira geral o Programa evidenciou ser bastante positivo para o grupo pesquisado, colaborando para permanecerem dinâmicos, produtivos, participantes da vida social e intergeracional, e contribuindo para manter a qualidade de vida no processo de envelhecimento.

Biografía del autor/a

Angela Pereira de Farias Mengatto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui Mestrado em Psicologia Social Comunitária pela Universidade Tuiuti do Paraná (2017), Especialização em Gestão de Pessoas pela UFPR (2008) e Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação - IFPR (2014). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1992). Bibliotecária da UFPR, desde (1995) com experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas universitárias, gestão de pessoas, normalização de documentos científicos, medidas de segurança e acessibilidade.

 

Denise de Camargo, Universidade Tuiuti do Paraná

Possui graduação em Formação de Psicólogos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1975), graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1974), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente professora Sênior da Universidade Federal do Paraná e professor titular da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Educação e Práticas Sociais Comunitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: emoção, subjetividade, prática educacional, diversidade e inclusão na perspectiva da Psicologia Social Comunitária e Psicologia Histórico-cultural.

Publicado

2019-12-14

Cómo citar

Mengatto, A. P. de F., & Camargo, D. de. (2019). O programa sênior da UFPR e o significado do trabalho para aposentados. Interação Em Psicologia, 23(3). https://doi.org/10.5380/psi.v23i3.60548

Número

Sección

Relatos de Pesquisa