Personalidade, Relações Objetais e Esquizoidia na Obra de Ronald Fairbairn
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v18i1.28751Palabras clave:
personalidade, esquizoidia, fairbairn, relações objetaisResumen
O presente artigo pretende, primeiramente, analisar alguns princípios e conceitos básicos da teoria psicanalítica da personalidade criada por Ronald Fairbairn, tais como os de ego central, ego libidinal, ego antilibidinal, objeto excitante e objeto rejeitante, dentre outros. A partir desta análise, avalia-se em seguida o modo pelo qual estes conceitos contribuíram para a elaboração de uma perspectiva estrutural dinâmica do psiquismo, assim como para uma concepção de psicopatologia baseada em um ponto de vista estritamente relacional-objetal. Por último, discutem-se algumas das principais características e traços fundamentais da esquizoidia elencadas pelo autor, tanto no que se refere ao seu aspecto teórico quanto clínico.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
