Produção Científica Sobre Avaliação da Inteligência: O Estado da Arte
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.22619Palabras clave:
avaliação da inteligência, avaliação psicológica, estado da arteResumen
O presente estudo, do tipo estado da arte, teve como objetivo identificar aspectos relevantes da produção científica brasileira sobre avaliação da inteligência no período de 2000 a 2010 em quatro bases de dados eletrônicas (Scielo, Pepsic, Psicinfo e Capes). Um total de 263 trabalhos foram analisados cujos resultados demonstraram um crescimento do estudo da temática, principalmente entre os anos de 2005 a 2007, com tendência a trabalhos do tipo empírico (71,5%), baseados no modelo psicométrico (51,71%), fazendo uso de oito diferentes instrumentais, com destaque para a BPR-5 (26,6%), WISC, MSCEIT e RAVEN (representando 19,3% cada), predominantemente em amostras envolvendo jovens (27,8%). Almeja-se que este trabalho inspire outros pesquisadores, contribuindo para a expansão do conhecimento acerca da inteligência na população brasileira.
Palavras-chave: avaliação da inteligência; avaliação psicológica; estado da arte.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
