Interações diádicas na creche: um estudo com educadoras e bebês com e sem deficiência física
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.86961Keywords:
interação professor-aluno, deficiente físico, Educação InfantilAbstract
O presente estudo objetiva investigar a interação educadora-bebê com e sem deficiência física nos momentos de brincar na creche. Foram acessados 57 episódios de interação de 10 bebês - 2 com deficiência e 8 sem deficiência - com 8 educadoras de berçário de duas Escolas de Educa- ção Infantil de Porto Alegre. Realizou-se observações filmadas da rotina na creche, que foram analisadas através de um protocolo sobre as interações diádicas educadora-bebê. Análises não paramétricas não revelaram diferenças significativas nos comportamentos dos bebês com e sem deficiência. Entretanto, em relação às educadoras, houve diferença significativa na categoria afeto negativo, indicando que elas demonstraram mais afeto negativo com os bebês sem deficiência quando comparado aos com deficiência, com mais expressão de conflitos, discordâncias ou repreensões. Além disso, as educadoras tenderam a direcionar mais o olhar e a realizar mais comportamentos de estimulação cognitiva com os bebês com deficiência. Em conjunto, os resultados permitem refletir sobre a especificidade que a deficiência física do bebê pode trazer para a interação educadora-bebê, que demanda sensibilidade em estar atenta à singularidade do bebê com deficiência, sem desconsiderar o coletivo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Tatiele Jacques Bossi, Amanda Schöffel Sehn, Natália Luz Feeburg, Cesar Augusto Piccinini

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The approval of articles implies the immediate acceptance, with no imposition, that the journal Interação em Psicologia will have the exclusivity of the first publication of the article. The authors will, notwithstanding, keep the copyrights for future publications. In case of republication of the articles in other media, it is demanded the mention to the first publication in the journal Interação em Psicologia. The authors also authorize their articles to be available in all the indexes of which the journal is included.
The Editorial Board is not responsible for the concepts or statements expressed in the published works, which are the sole responsibility of their authors.
The journal Interação em Psicologia offers immediate open access to all its content, following the rationale that offering gratuitous scientific knowledge to the public promotes the democracy of knowledge and published works tend to produce higher impact. The published articles in the journal are available under the Creative Commons License CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). According to this license, the access, distribution, reusing of the articles for non-commercial sources are allowed, provided that the authors and the source is referenced. When submitting articles to the journal Interação em Psicologia, authors agree with making their texts legally available based on this license.
