Atos de fala no Atendimento Educacional Especializado: análise de interações professora-estudante com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.78545Keywords:
atos de fala, deficiência visual, atendimento educacional especializadoAbstract
A fim de compreender como a assistência pedagógica impacta os processos de inclusão educacional, o presente trabalho objetivou investigar as interações entre díades professora-estudante com deficiência visual no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Buscou-se compreender como fenômenos de linguagem e cognição se relacionam em ambientes onde ocorrem processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, mais especificamente como fenômenos linguísticos, os atos de fala, contribuem para a emergência e manutenção de fenômenos cognitivos, as Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Participaram duas professoras videntes e dois estudantes com deficiência visual, usuários do AEE ofertado por uma instituição filantrópica da cidade de João Pessoa – PB. Os resultados indicaram que o funcionamento do AEE se diferencia da sala de aula regular, posto que há menos estudantes e, portanto, menos interrupções. Observou-se um padrão de alternância entre atos assertivos e diretivos, com pouca expressão de atos comissivos, expressivos e declarativos. A adaptação de estratégias linguísticas demonstrou que as docentes promoveram o protagonismo dos estudantes por meio do uso de seus conhecimentos prévios. Conclui-se que é possível que estratégias de ensino-aprendizagem sejam criadas por meio da observação de padrões de atos de fala, quando associados à análise da emergência e manutenção de ZDP.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Giselle Silvestre de Jesus, Henrique Jorge Simões Bezerra

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The approval of articles implies the immediate acceptance, with no imposition, that the journal Interação em Psicologia will have the exclusivity of the first publication of the article. The authors will, notwithstanding, keep the copyrights for future publications. In case of republication of the articles in other media, it is demanded the mention to the first publication in the journal Interação em Psicologia. The authors also authorize their articles to be available in all the indexes of which the journal is included.
The Editorial Board is not responsible for the concepts or statements expressed in the published works, which are the sole responsibility of their authors.
The journal Interação em Psicologia offers immediate open access to all its content, following the rationale that offering gratuitous scientific knowledge to the public promotes the democracy of knowledge and published works tend to produce higher impact. The published articles in the journal are available under the Creative Commons License CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). According to this license, the access, distribution, reusing of the articles for non-commercial sources are allowed, provided that the authors and the source is referenced. When submitting articles to the journal Interação em Psicologia, authors agree with making their texts legally available based on this license.
