Experiências de pais e mães quanto à revelação da orientação não heterossexual de filhos/as

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.68018

Keywords:

relação familiar, orientação sexual, homossexualidade, bissexualidade

Abstract

A revelação da orientação não heterossexual (coming out) de um indivíduo para a família pode ser um processo complexo, por vezes longo e conflituoso. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como pais e mães que residiam em uma cidade do interior da mesorregião noroeste rio-grandense, experienciaram a revelação da orientação não heterossexual de filhos/as. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho exploratório e descritivo. Participaram seis mães e pais de pessoas que haviam revelado sua orientação não heterossexual para a família. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, as quais foram gravadas em áudio, transcritas na íntegra e posteriormente submetidas à análise temática. Os resultados mostraram duas formas de aceitação, a imediata e a conturbada, além de elementos comuns às duas formas. A aceitação imediata foi potencializada pela percepção prévia da homossexualidade do/a filho/a e por informações sobre diversidade sexual e de gênero. A aceitação conturbada foi motivada por fatores como a esperança de que o/a filho/a mudasse ou culpa pela orientação sexual do/a filho/a. Entre os elementos comuns, destaca-se o medo do preconceito e a reavaliação de expectativas sobre o/a filho/a.

Author Biographies

Monalisa Col Debella, Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Psicóloga graduada pela instituição de ensino Faculdade Meridonal IMED, Passo fundo, RS. Pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Experiência na área de Psicologia Organizacional, atuando no desenvolvimento humano e processos. Atuou também na área de Psicologia escolar, com grupos e projetos, bem como as demandas emergentes desse contexto. Atuou ainda na área social, com o desenvolvimento integral de crianças.

Icaro Bonamigo Gaspodini, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul

Psicólogo pela Faculdade Meridional (IMED, Passo Fundo, 2014) e mestre em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, São Leopoldo, 2017) com bolsa parcial da CAPES. Atualmente, é doutorando em Psicologia na UNISINOS com bolsa parcial da CAPES e professor do curso de graduação em Psicologia da IMED. Principais temas de pesquisa: preconceito, discriminação, diversidade sexual e de gênero, estresse de minoria e violência entre parceiros íntimos. 

Published

2021-04-27

How to Cite

Col Debella, M., & Gaspodini, I. B. (2021). Experiências de pais e mães quanto à revelação da orientação não heterossexual de filhos/as. Interação Em Psicologia, 25(1). https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.68018

Issue

Section

Research Reports