Stress, depression and quality of live in beneficiaries of social programs

Authors

  • Mariani da Costa Ribas do Prado Universidade de São Paulo - Centrinho
  • Sandra Leal Calais Universidade Estadual Paulista - UNESP campus de Bauru.
  • Hugo Ferrari Cardoso Universidade do Sagrado Coração - USC; Fundação Educacional Dr. Raul Bauab - Jahu.

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v20i3.35133

Keywords:

Stress, depression, quality of life, social vulnerability

Abstract

Stress, in response to aversive situation, can be associated to poverty condition. Also depression, while a
disorder that affects the relationship of the individual with environment, often related to socioeconomic
difficulties. Both refer to a low quality of life. This study aimed to investigate the prevalence of stress and
depression and the perception of quality of life in beneficiaries of social programs. Data were collected
with 1 98 participants, mostly women, and 58% had stress and 41% indicative of depression. The average
perception of quality of life ranged from 43.0 in the environment domain to 54.9 in the psychological, in
a scale from 0 to 1 00. The results indicate that the sample didn’t have more stress than the people in
general. However, this group showed indication of depression and perception of quality of life more
unfavorable. Stress, depression and quality of life were correlated.

Author Biographies

Mariani da Costa Ribas do Prado, Universidade de São Paulo - Centrinho

Possui Mestrado pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus Bauru em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Tem Pós Graduação Lato Sensu, pela mesma Universidade, em Psicologia da Saúde: práticas clínicas e hospitalares. Graduada em Licenciatura Plena em Psicologia e Formação de Psicólogo pela UNESP - campus Bauru. Atualmente trabalha como Psicóloga no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP, desempenhando sua função no Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA).

Sandra Leal Calais, Universidade Estadual Paulista - UNESP campus de Bauru.

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru (1973), graduação em Formação de Psicólogos pela Fundação Educacional de Bauru (1974) - atual UNESP, mestrado (1997) e doutorado (2002) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialista em Psicologia Clínica - CRP SP registro 5726/01. É professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e membro do programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, nível mestrado UNESP- Bauru tendo concluído 8 orientações de mestrado. Chefe do Departamento de Psicologia por dois mandatos (2003-2005 e 2005-2007). Atualmente é supervisora do Centro de Psicologia Aplicada - CPA (2013-2017). Consultora ad hoc de diversas revistas científicas. Autora de vários capítulos em livros. Experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: stress, stress pós-traumático, burnout, depressão, habilidades sociais, estratégias de enfrentamento, relaxamento, sono e treinamento assertivo.

Hugo Ferrari Cardoso, Universidade do Sagrado Coração - USC; Fundação Educacional Dr. Raul Bauab - Jahu.

Possui graduação em Psicologia (formação, licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Sagrado Coração (2008), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2010/2013). Docente em nível de graduação na Universidade Sagrado Coração e na instituição Fundação Educacional Dr Raul Bauab - Jahu. Docente-coordenador do curso de pós-graduação Lato Sensu Especialização em Psicologia do Trânsito (Universidade Sagrado Coração). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas e Psicologia Organizacional e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, suporte organizacional, social e familiar, depressão, suicídio, psicologia organizacional e do trabalho e psicologia do trânsito.

Published

2017-01-23

How to Cite

do Prado, M. da C. R., Calais, S. L., & Cardoso, H. F. (2017). Stress, depression and quality of live in beneficiaries of social programs. Interação Em Psicologia, 20(3). https://doi.org/10.5380/psi.v20i3.35133

Issue

Section

Research Reports