Dificuldades ortográficas na escrita no ensino fundamental

Autores

  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly Universidade São Francisco
  • Débora Pereira de Barros Universidade São Francisco
  • Janete Aparecida da Silva Marini Prefeitura do Município de Jundiaí

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.9799

Palavras-chave:

escrita, rendimento acadêmico, avaliação

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar o desempenho em escrita de crianças que freqüentavam regularmente o ensino fundamental. Foi aplicada uma prova de escrita em 546 crianças, com faixa etária entre 7 e 13 anos, de ambos os sexos, que frequentavam 2ª e 3ª séries de escolas públicas e privadas do estado de São Paulo. Os resultados revelaram que os participantes da 3ª série apresentaram um desempenho melhor do que os da 2ª série, apesar de apresentarem pontuação máxima e mínima igual. A categoria na qual foi verificada maior dificuldade foi a das palavras com sílabas compostas, enquanto àquelas com encontros consonantais e dígrafos foram as que os estudantes mais acertaram. Ao lado disso, os estudantes da escola particular revelaram maior competência em escrita ortográfica do que os que frequentavam as escolas públicas. Quanto ao gênero, apenas não houve diferença significativa de desempenho entre meninas e meninos para os itens com sílaba composta e complexa, nos demais itens as meninas apresentaram os melhores resultados.

 

Palavras-chave: escrita; rendimento acadêmico; avaliação.

Biografia do Autor

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly, Universidade São Francisco

Psicóloga; doutora em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e docente na Graduação e Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.

Débora Pereira de Barros, Universidade São Francisco

Psicóloga; mestranda do Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade São Francisco; bolsista FAPESP.

Janete Aparecida da Silva Marini, Prefeitura do Município de Jundiaí

Pedagoga;  mestre em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco e diretora de escola de Ensino Fundamental na rede municipal de Jundiaí.

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Como Citar

Joly, M. C. R. A., de Barros, D. P., & Marini, J. A. da S. (2009). Dificuldades ortográficas na escrita no ensino fundamental. Interação Em Psicologia, 13(2). https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.9799

Edição

Seção

Artigos