Dificuldades ortográficas na escrita no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.9799Palavras-chave:
escrita, rendimento acadêmico, avaliaçãoResumo
O presente estudo teve por objetivo identificar o desempenho em escrita de crianças que freqüentavam regularmente o ensino fundamental. Foi aplicada uma prova de escrita em 546 crianças, com faixa etária entre 7 e 13 anos, de ambos os sexos, que frequentavam 2ª e 3ª séries de escolas públicas e privadas do estado de São Paulo. Os resultados revelaram que os participantes da 3ª série apresentaram um desempenho melhor do que os da 2ª série, apesar de apresentarem pontuação máxima e mínima igual. A categoria na qual foi verificada maior dificuldade foi a das palavras com sílabas compostas, enquanto àquelas com encontros consonantais e dígrafos foram as que os estudantes mais acertaram. Ao lado disso, os estudantes da escola particular revelaram maior competência em escrita ortográfica do que os que frequentavam as escolas públicas. Quanto ao gênero, apenas não houve diferença significativa de desempenho entre meninas e meninos para os itens com sílaba composta e complexa, nos demais itens as meninas apresentaram os melhores resultados.
Palavras-chave: escrita; rendimento acadêmico; avaliação.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
