Compreensão de crianças e adolescentes sobre o ambiente de caminhada
Palabras clave:
PEDESTRES, CRIANÇAS NO TRÂNSITO, AMBIENTE DE TRÂNSITOResumen
Entre 2013 e 2022 crianças e adolescentes, de até 14 anos, morreram em eventos de trânsito no Brasil, mais de 28% deles foram atropelados. Para evitar que mais mortes aconteçam, é necessário que as pesquisas busquem entender o que contribui para que essas situações aconteçam. Esta pesquisa teve como objetivo identificar se crianças e adolescentes, de 11 a 13 anos, compreendem e sabem reconhecer um ambiente seguro no trânsito de pedestres. Foram realizadas 46 entrevistas em escolas públicas de Curitiba-PR, utilizando a técnica de modelagem topográfica/topológica, através da estruturação de uma via em maquete com alguns dispositivos de trânsito. Os participantes não souberam estruturar um caminho seguro na maquete, nem mesmo identificar quais as características de um caminho o tornavam mais seguro que os outros. As justificativas para as decisões tomadas neste processo foram insatisfatórias do ponto de vista da segurança dos pedestres. Os resultados mostram que eles não estão preparados para andar sozinhos na rua e podem tomar decisões arriscadas no trânsito.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Letícia Carol Gonçalves Weis, Alessandra Sant'Anna Bianchi

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
