Psicologia institucional: o exercício da psicologia como instituição

Autores

  • Marlene Guirado Instituto de Psicologia da USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.9447

Palavras-chave:

psicologia institucional, psicologia como instituição, análise institucional do discurso

Resumo

O presente texto visa a atualizar e recolocar, agora no âmbito das mudanças de contexto conceitual e concreto do exercício da psicologia como instituição, o que já se vinha esboçando como uma proposta de Psicologia Institucional que respeitasse a especificidade de ação do psicólogo. O capítulo quatro do livro Psicologia Institucional (Guirado, 1987/2004), intitulado “Em busca de uma especificidade de atuação do psicólogo”, é revisitado e revisado à luz dessas mudanças. Mais que isso, é reescrito numa tal ordem que se pode acompanhar o avanço do pensamento e da prática profissional, desde então. Partindo da diferenciação entre os modelos psicanalítico e sociológico de Psicologia Institucional, discute-se tal distinção, confluindo para uma terceira proposta, a qual permite tratar a própria psicologia como instituição, bem como permite tratar o seu exercício, no interior de outras práticas institucionais, como Análise Institucional do Discurso. Situações exemplares são destacadas para dar a conhecer essa estratégia de pensamento.

Palavras-chave: psicologia institucional; psicologia como instituição; análise institucional do discurso.

Biografia do Autor

Marlene Guirado, Instituto de Psicologia da USP

Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. Psicologia Institucional .

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Como Citar

Guirado, M. (2009). Psicologia institucional: o exercício da psicologia como instituição. Interação Em Psicologia, 13(2). https://doi.org/10.5380/psi.v13i2.9447

Edição

Seção

Artigos