Sentidos Produzidos sobre Violência de Gênero Contra Mulheres no Contexto Universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.94059

Palavras-chave:

gênero, violência, mulheres, universidade, construcionismo social.

Resumo

A violência de gênero contra mulheres é um fenômeno estrutural, presente também nas universidades. O objetivo desta pesquisa foi construir sentidos com estudantes universitárias sobre esse tema. Utilizando uma cena como recurso para produção de dados, realizamos entrevistas com onze mulheres cisgênero, heterossexuais ou bissexuais, brancas ou negras, de 20 a 26 anos, estudantes de universidades públicas ou privadas. As entrevistas foram audiogravadas, transcritas e analisadas, considerando o processo de produção de sentidos, resultando em dois eixos temáticos: 1) Repercussões dos discursos hegemônicos sobre masculinidades e feminilidades; e 2) Estratégias individuais, grupais e institucionais de enfrentamento a essa violência. Ao se depararem com a cena, as participantes apresentaram repertório que permitiu nomear comportamentos abusivos como violência. No cotidiano, sentem-se pouco amparadas para lidar com a situação, temendo sofrerem maiores violências. Para lidar com esse fenômeno, são necessários posicionamentos mais veementes das instituições no enfrentamento da violência de gênero contra mulheres.

Biografia do Autor

Gabrielli Cerini Ferreira, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Ribeirão Preto, São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto e certificação internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo Instituto INTERFACI, Taos Institute e Houston-Galveston Institute. Pós-Graduanda em Transtorno do Espectro do Autismo: Atenção Multidisciplinar pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Domitila Shizue Kawakami Gonzaga, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP, Ribeirão Preto, São Paulo.

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP-USP, trabalha com os seguintes temas: psicologia social, saúde sexual e reprodutiva de adolescentes, grupos, atenção básica de saúde e construcionismo social. 

Carla Guanaes-Lorenzi, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP, Ribeirão Preto, São Paulo.

Professora Associada 2 do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), atuando nos cursos de Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Downloads

Publicado

29-09-2025

Como Citar

Ferreira, G. C., Kawakami Gonzaga, D. S., & Guanaes-Lorenzi, C. (2025). Sentidos Produzidos sobre Violência de Gênero Contra Mulheres no Contexto Universitário. Interação Em Psicologia, 29(2). https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.94059

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa