Sentidos Produzidos sobre Violência de Gênero Contra Mulheres no Contexto Universitário
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.94059Palavras-chave:
gênero, violência, mulheres, universidade, construcionismo social.Resumo
A violência de gênero contra mulheres é um fenômeno estrutural, presente também nas universidades. O objetivo desta pesquisa foi construir sentidos com estudantes universitárias sobre esse tema. Utilizando uma cena como recurso para produção de dados, realizamos entrevistas com onze mulheres cisgênero, heterossexuais ou bissexuais, brancas ou negras, de 20 a 26 anos, estudantes de universidades públicas ou privadas. As entrevistas foram audiogravadas, transcritas e analisadas, considerando o processo de produção de sentidos, resultando em dois eixos temáticos: 1) Repercussões dos discursos hegemônicos sobre masculinidades e feminilidades; e 2) Estratégias individuais, grupais e institucionais de enfrentamento a essa violência. Ao se depararem com a cena, as participantes apresentaram repertório que permitiu nomear comportamentos abusivos como violência. No cotidiano, sentem-se pouco amparadas para lidar com a situação, temendo sofrerem maiores violências. Para lidar com esse fenômeno, são necessários posicionamentos mais veementes das instituições no enfrentamento da violência de gênero contra mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabrielli Cerini Ferreira, Domitila Shizue Kawakami Gonzaga, Carla Guanaes-Lorenzi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
