Percepções de profissionais da Psicologia sobre sua atuação no sistema socioeducativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.90948

Palavras-chave:

Medidas Socioeducativas, Adolescentes em conflito com a lei, Atuação do Psicólogo, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE)

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender quais eram as percepções das(os) profissionais da Psicologia que trabalham no Sistema Socioeducativo sobre a sua atuação dentro dos Centros de Atendimentos Socioeducativos (CASEs) do Complexo Pomeri em Cuiabá, Mato Grosso. Foram entrevistadas 14 pessoas que atuavam como profissionais da área de Psicologia no Sistema Socioeducativo, os dados foram organizados/analisados utilizando os critérios da Análise de Conteúdo de Bardin. Foram identificadas diversas percepções sobre a atuação das(os) profissionais da Psicologia neste contexto de trabalho dos CASEs, evidenciando o que pensam, sentem e imaginam as pessoas entrevistadas. Como principais resultados, identificamos percepções que denunciaram as mazelas do Sistema Socioeducativo (explicitando as faces mais tristes da privação de liberdade de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa), bem como percepções que evidenciam o compromisso ético das(os) profissionais da Psicologia que atuam nos CASEs. Ficou evidente que, apesar das dificuldades, é possível desenvolver uma prática profissional da Psicologia no contexto da socioeducação, trabalhando em prol dos direitos dos adolescentes e da construção de uma práxis psicológica qualificadamente socioeducativa.

Biografia do Autor

Everton Cristian Oliveira Santana, Governo do Estado do Mato Grosso - Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MT)

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso - PPGPsi/UFMT (2020). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014). Servidor Público do Estado de Mato Grosso lotado na Secretaria de Estado de Segurança Pública, com atuação no Sistema Socioeducativo (2013-Atual).

Alessandro Vinicius de Paula, Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras [2015]. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais [2008]. Especialista em Psicologia pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP [Psicologia Social: 2018; Psicologia Organizacional e do Trabalho: 2011]. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais [Licenciado: 2010; Psicólogo: 2004; Bacharel: 2003]. Fez pós-doutorado em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais [2023]. Atua como professor/pesquisador no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGPsi-UFMT) e no curso de graduação em Psicologia da UFMT.

Fernanda Mariano Massuia, Governo do Estado do Mato Grosso - Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MT)

Graduada em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela (UEL/2005). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (PPGPSI/UFMT - 2019). Especialista em Administração de Recursos Humanos (FAAP/2007), Atualmente, é psicóloga do Governo do Estado do Mato Grosso - Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MT).

 

Downloads

Publicado

07-11-2023

Como Citar

Santana, E. C. O., Paula, A. V. de, & Massuia, F. M. (2023). Percepções de profissionais da Psicologia sobre sua atuação no sistema socioeducativo. Interação Em Psicologia, 27(2). https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.90948

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa