O papel da família e da escola na intervenção comportamental aplicada no contexto da Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.89310Palabras clave:
Relações de metacontigência, Interdisciplinar, Inclusão, Intervenção comportamental, Ambiente escolar.Resumen
Essa pesquisa de revisão de literatura questionou sobre o papel da família, da escola e da equipe multiprofissional em intervenções com crianças e jovens com autismo e/ou deficiência intelectual (DI), à luz do conceito de metacontingência. Mais especificamente, o objetivo identificar as condições de envolvimento e impacto na aprendizagem da criança com autismo e/ou deficiência intelectual em seu processo escolar inclusivo. A revisão foi realizada em cinco bancos de dados, por palavras-chave: autismo e intervenção comportamental, autismo e Análise Aplicada do Comportamento (ABA), deficiência intelectual e ABA, deficiência intelectual e intervenção comportamental. A busca recuperou 54 estudos, das quais 26 foram selecionados. A análise dos resultados descreveu os objetivos de ensino e das relações estabelecidas entre instituição escolar e família, em díades (intervenção-família e intervenção-escola) e tríade (intervenção-família-escola). Os estudos mostraram maior ênfase na avaliação de desenvolvimento de crianças com autismo em relação à família ou às demandas oriundas do ambiente escolar. Recomenda-se avaliar a viabilidade de uso de instrumentos que entrelacem os três contextos (escola na classe comum, intervenção em contraturno e família), para estabelecer planejamentos de ensino mais colaborativos, favorecer a aprendizagem da criança e qualidade de vida da família e das professoras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Nivea Regina Marsura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
