Relação entre a Psicologia Humanista de Carl Rogers e Fenomenologia: revisão sistemática
Palavras-chave:
Carl Rogers, Fenomenologia, Psicologia Humanista, Revisão de Literatura, Terapia Centrada no Cliente.Resumo
Objetivamos analisar o estado corrente de artigos nacionais que relacionam a Psicologia Humanista de Rogers à Fenomenologia. Empregamos uma revisão sistemática nas bases de dados SciELO e PePSIC e compilamos 32 textos. Os resultados apontam: PePSIC como banco com mais publicações; textos mais antigos datados em 1997, com referências as quais demonstram que a relação é antiga; 2012 como ano mais producente; expressiva ampliação de escritos, desde a década de 2010; predominância de publicações na Revista da Abordagem Gestáltica; Virginia Moreira como autora mais produtiva; manifestação da Lei de Lotka; concentração de vinculações formativas e institucionais com a UFC e UNIFOR, seguidas pela PUC-Campinas; predominância de artigos teóricos; estudos empíricos vinculados a duas tendências metodológicas qualitativas; abundância de referenciais fenomenológicos-existenciais; implicações clínicas, ontológicas, históricas, epistemológicas, hospitalares e revisionistas. Realizamos quatro juízos sobre o estado analisado e concluímos que o cenário brasileiro integra as tradições fenomenológicas estadunidense (de orientação clínica e metodológica empírica) e europeia (de estirpe filosófica) no desenvolvimento do legado rogeriano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Miguel Lima Themótheo, Paulo Coelho Castelo Branco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
