Relação entre a Psicologia Humanista de Carl Rogers e Fenomenologia: revisão sistemática

Autores

Palavras-chave:

Carl Rogers, Fenomenologia, Psicologia Humanista, Revisão de Literatura, Terapia Centrada no Cliente.

Resumo

Objetivamos analisar o estado corrente de artigos nacionais que relacionam a Psicologia Humanista de Rogers à Fenomenologia. Empregamos uma revisão sistemática nas bases de dados SciELO e PePSIC e compilamos 32 textos. Os resultados apontam: PePSIC como banco com mais publicações; textos mais antigos datados em 1997, com referências as quais demonstram que a relação é antiga; 2012 como ano mais producente; expressiva ampliação de escritos, desde a década de 2010; predominância de publicações na Revista da Abordagem Gestáltica; Virginia Moreira como autora mais produtiva; manifestação da Lei de Lotka; concentração de vinculações formativas e institucionais com a UFC e UNIFOR, seguidas pela PUC-Campinas; predominância de artigos teóricos; estudos empíricos vinculados a duas tendências metodológicas qualitativas; abundância de referenciais fenomenológicos-existenciais; implicações clínicas, ontológicas, históricas, epistemológicas, hospitalares e revisionistas. Realizamos quatro juízos sobre o estado analisado e concluímos que o cenário brasileiro integra as tradições fenomenológicas estadunidense (de orientação clínica e metodológica empírica) e europeia (de estirpe filosófica) no desenvolvimento do legado rogeriano.

Biografia do Autor

João Miguel Lima Themótheo, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Ceará.

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará

Docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista.

Downloads

Publicado

29-03-2025

Como Citar

Themótheo, J. M. L., & Castelo Branco, P. C. (2025). Relação entre a Psicologia Humanista de Carl Rogers e Fenomenologia: revisão sistemática. Interação Em Psicologia, 28(3). Recuperado de https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/87612

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura