Grupo como espaço de partilha de recursos para pais cuidadores de filhas com diagnóstico de anorexia e bulimia: Um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.87253Palavras-chave:
distúrbios do ato de comer, grupos de apoio, família, cuidadores, papel dos paisResumo
Este estudo objetivou investigar como mães e pais de filhas com diagnóstico de anorexia e bulimia significam o trabalho grupal em um grupo semanal de apoio psicológico de um serviço ambulatorial. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa e fundamentado na teoria do Grupo Operativo de Aprendizagem de Pichon-Rivière. Foram realizadas 26 entrevistas individuais com cinco mães e três pais, imediatamente após 13 encontros semanais consecutivos, utilizando a Técnica do Incidente Crítico. Os dados foram organizados de acordo com a análise temática reflexiva. A participação na intervenção grupal foi significada como espaço de trocas e potencialização de recursos parentais para enfrentar as repercussões do convívio com as filhas e o sofrimento gerado pelos sintomas nas relações familiares. Os resultados apontam que houve, inicialmente, uma percepção difusa do próprio papel, assim como dos outros membros do grupo, e uma evolução progressiva no processo de apropriação compartilhada do espaço grupal como recurso para o cuidado de si.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.