O efeito da polarização política na crença em notícias falsas
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.87080Palavras-chave:
polarização, desinformação, fake news, posicionamento político, psicologia política.Resumo
A polarização política pode ser entendida como o afastamento severo de grupos com pensamentos e sentimentos opostos aos do seu grupo político. No cenário brasileiro, a polarização está presente em diversos contextos, principalmente no contexto político e pode ser capaz de influenciar o endosso de notícias falsas. Buscando entender as fake news em um contexto de polarização política, o presente artigo buscou avaliar a relação entre a polarização política e a crença em notícias falsas, tanto de esquerda quanto de direita. Para tanto, 211 participantes responderam um questionário contendo quatro instrumentos distintos: termômetro de sentimentos; avaliação de notícias; posicionamento político; e suscetibilidade às notícias falsas. Os resultados indicaram que os indivíduos tendem a acreditar em notícias falsas do seu próprio grupo político, embora participantes de direita apresentem uma maior tendência de endossar fake news em comparação com participantes de esquerda. De maneira geral, verificou-se que a polarização política afeta o endosso de fake news. Implicações para compreensão e combate às fake news são discutidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.