Interações diádicas na creche: um estudo com educadoras e bebês com e sem deficiência física
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.86961Palavras-chave:
interação professor-aluno, deficiente físico, Educação InfantilResumo
O presente estudo objetiva investigar a interação educadora-bebê com e sem deficiência física nos momentos de brincar na creche. Foram acessados 57 episódios de interação de 10 bebês - 2 com deficiência e 8 sem deficiência - com 8 educadoras de berçário de duas Escolas de Educa- ção Infantil de Porto Alegre. Realizou-se observações filmadas da rotina na creche, que foram analisadas através de um protocolo sobre as interações diádicas educadora-bebê. Análises não paramétricas não revelaram diferenças significativas nos comportamentos dos bebês com e sem deficiência. Entretanto, em relação às educadoras, houve diferença significativa na categoria afeto negativo, indicando que elas demonstraram mais afeto negativo com os bebês sem deficiência quando comparado aos com deficiência, com mais expressão de conflitos, discordâncias ou repreensões. Além disso, as educadoras tenderam a direcionar mais o olhar e a realizar mais comportamentos de estimulação cognitiva com os bebês com deficiência. Em conjunto, os resultados permitem refletir sobre a especificidade que a deficiência física do bebê pode trazer para a interação educadora-bebê, que demanda sensibilidade em estar atenta à singularidade do bebê com deficiência, sem desconsiderar o coletivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.