Interações diádicas na creche: um estudo com educadoras e bebês com e sem deficiência física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.86961

Palavras-chave:

interação professor-aluno, deficiente físico, Educação Infantil

Resumo

O presente estudo objetiva investigar a interação educadora-bebê com e sem deficiência física nos momentos de brincar na creche. Foram acessados 57 episódios de interação de 10 bebês - 2 com deficiência e 8 sem deficiência - com 8 educadoras de berçário de duas Escolas de Educa- ção Infantil de Porto Alegre. Realizou-se observações filmadas da rotina na creche, que foram analisadas através de um protocolo sobre as interações diádicas educadora-bebê. Análises não paramétricas não revelaram diferenças significativas nos comportamentos dos bebês com e sem deficiência. Entretanto, em relação às educadoras, houve diferença significativa na categoria afeto negativo, indicando que elas demonstraram mais afeto negativo com os bebês sem deficiência quando comparado aos com deficiência, com mais expressão de conflitos, discordâncias ou repreensões. Além disso, as educadoras tenderam a direcionar mais o olhar e a realizar mais comportamentos de estimulação cognitiva com os bebês com deficiência. Em conjunto, os resultados permitem refletir sobre a especificidade que a deficiência física do bebê pode trazer para a interação educadora-bebê, que demanda sensibilidade em estar atenta à singularidade do bebê com deficiência, sem desconsiderar o coletivo.

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

Bossi, T. J., Sehn, A. S., Feeburg, N. L., & Piccinini, C. A. (2024). Interações diádicas na creche: um estudo com educadoras e bebês com e sem deficiência física. Interação Em Psicologia, 28(1). https://doi.org/10.5380/riep.v28i1.86961

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa