Psicologia e Escola Pública: um estudo de revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i3.86811

Palavras-chave:

Atuação, Psicologia Escolar, Revisão Sistemática.

Resumo

A prática da psicologia na escola pública sustentou-se, historicamente, tanto através de concepções teóricas individualistas e medicalizantes sobre as demandas escolares, quanto pelo avanço teórico-metodológico advindo das contribuições que o movimento de crítica ensejou na práxis psicológica. No presente estudo, objetivou-se realizar uma revisão sistemática acerca da atuação das psicólogas nas escolas públicas brasileiras, entre 2011 e 2021, considerando o percurso da subárea de psicologia escolar/educacional na reconstrução de sua práxis em uma perspectiva crítica. Das 338 produções recuperadas nas bases PePsic, SciELO, BVS, Scopus e LILACS, incluíram-se 16 artigos que contemplaram os critérios de elegibilidade. Os resultados apontaram a presença das psicólogas escolares nos diferentes níveis de ensino, realizando práticas voltadas para alunos, família, professores e gestão escolar, bem como articulando diálogos multiprofissionais e intersetoriais. A discussão assinalou a ação política de práticas que se sustentam pelo coletivo e que se mantêm alinhadas às múltiplas vozes inseridas no cotidiano escolar. As contribuições dos achados são demonstradas pela síntese de diferentes práticas e intervenções com vistas à orientação das psicólogas presentes nas escolas das diversas regiões pelo país.

Biografia do Autor

Roniel Sousa Damasceno, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Parnaíba, Piauí.

Psicólogo, graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral. Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Amadeu Antônio Pereira Neto, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Parnaíba, Piauí.

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar/PSIQUED. Membro do Núcleo Piauí do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.

Fauston Negreiros, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal.

Psicólogo, graduado pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009; 2012). Pós-Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP (2020). É Professor Associado 2 do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília/UnB

Sandra Elisa de Assis Freire, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Parnaíba, Piauí.

Possui Licenciatura (2005) e Formação (2006) em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, e Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Atualmente é Professora Associada I do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (Campus Parnaíba) e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia - UFDPar.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

Damasceno, R. S., Pereira Neto, A. A., Negreiros, F., & Freire, S. E. de A. (2023). Psicologia e Escola Pública: um estudo de revisão sistemática. Interação Em Psicologia, 27(3). https://doi.org/10.5380/riep.v27i3.86811

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura