Psicologia e Escola Pública: um estudo de revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v27i3.86811Palavras-chave:
Atuação, Psicologia Escolar, Revisão Sistemática.Resumo
A prática da psicologia na escola pública sustentou-se, historicamente, tanto através de concepções teóricas individualistas e medicalizantes sobre as demandas escolares, quanto pelo avanço teórico-metodológico advindo das contribuições que o movimento de crítica ensejou na práxis psicológica. No presente estudo, objetivou-se realizar uma revisão sistemática acerca da atuação das psicólogas nas escolas públicas brasileiras, entre 2011 e 2021, considerando o percurso da subárea de psicologia escolar/educacional na reconstrução de sua práxis em uma perspectiva crítica. Das 338 produções recuperadas nas bases PePsic, SciELO, BVS, Scopus e LILACS, incluíram-se 16 artigos que contemplaram os critérios de elegibilidade. Os resultados apontaram a presença das psicólogas escolares nos diferentes níveis de ensino, realizando práticas voltadas para alunos, família, professores e gestão escolar, bem como articulando diálogos multiprofissionais e intersetoriais. A discussão assinalou a ação política de práticas que se sustentam pelo coletivo e que se mantêm alinhadas às múltiplas vozes inseridas no cotidiano escolar. As contribuições dos achados são demonstradas pela síntese de diferentes práticas e intervenções com vistas à orientação das psicólogas presentes nas escolas das diversas regiões pelo país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
