Fontes de Autoeficácia e Maturidade para a Escolha Profissional no Ensino Médio Técnico Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.86711

Palavras-chave:

fontes de autoeficácia, maturidade para escolha profissional, estudantes ensino médio técnico integrado

Resumo

O objetivo foi investigar se as fontes de autoeficácia se correlacionam e predizem a maturidade para escolha profissional, além de comparar o comportamento das variáveis em estudantes de ensino público e privado do Ensino Técnico Integrado. Participaram 490 estudantes, de ambos os sexos, do primeiro ao terceiro ano. Foram utilizadas as escalas de Maturidade para Escolha Profissional e a de Fontes de Autoeficácia para a Escolha Profissional.  Os resultados obtidos apontaram a associação entre as variáveis do modelo testado assim como o impacto da variável explicativa na variável critério. Foi encontrando diferença das variáveis em função do tipo de instituição. Ressalta-se que o conhecimento e a intervenção nas fontes de autoeficácia poderiam contribuir com o aprimoramento da maturidade para a escolha profissional, considerando que são construtos que não são adquiridos de forma espontânea. Estudos prospectivos podem investigar a diferença entre sexos, cursos e instituições em diferentes estados da federação.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Monteiro, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora e Pós-doutora em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira, Pós-doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Psicóloga Educacional pela Prefeitura de Duque de Caxias/RJ e Orientadora Educacional pela Fundação de Apoio à Escola Tecnica do Estado do Rio de Janeiro.

Adriana Benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Cognição e Desenvolvimento e do programa de Pós-gradução em Psicologia Social (mestrado e doutorado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Professora Titular do programa de Pós-gradução em Psicologia (mestrado e doutorado) da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Downloads

Publicado

03-07-2025

Como Citar

Monteiro, M. C., & Soares, A. B. (2025). Fontes de Autoeficácia e Maturidade para a Escolha Profissional no Ensino Médio Técnico Integrado. Interação Em Psicologia, 29(1). https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.86711

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa