Fontes de Autoeficácia e Maturidade para a Escolha Profissional no Ensino Médio Técnico Integrado
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.86711Palavras-chave:
fontes de autoeficácia, maturidade para escolha profissional, estudantes ensino médio técnico integradoResumo
O objetivo foi investigar se as fontes de autoeficácia se correlacionam e predizem a maturidade para escolha profissional, além de comparar o comportamento das variáveis em estudantes de ensino público e privado do Ensino Técnico Integrado. Participaram 490 estudantes, de ambos os sexos, do primeiro ao terceiro ano. Foram utilizadas as escalas de Maturidade para Escolha Profissional e a de Fontes de Autoeficácia para a Escolha Profissional. Os resultados obtidos apontaram a associação entre as variáveis do modelo testado assim como o impacto da variável explicativa na variável critério. Foi encontrando diferença das variáveis em função do tipo de instituição. Ressalta-se que o conhecimento e a intervenção nas fontes de autoeficácia poderiam contribuir com o aprimoramento da maturidade para a escolha profissional, considerando que são construtos que não são adquiridos de forma espontânea. Estudos prospectivos podem investigar a diferença entre sexos, cursos e instituições em diferentes estados da federação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 marcia cristina monteiro, Adriana Benevides Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
