Teleatendimento no acompanhamento terapêutico de crianças com TEA na pandemia do COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.86648

Palavras-chave:

Neuropsicologia, Autismo, Covid-19

Resumo

Após o início da pandemia da COVID-19, os profissionais da saúde, especialmente os psicólogos, passaram a realizar teleatendimentos. Dessa forma, o objetivo desse estudo é analisar como os profissionais brasileiros de psicologia clínica realizaram teleatendimentos a crianças com transtorno do espectro autista (TEA) no período de isolamento social durante a pandemia da COVID-19. Foi adotado uma pesquisa de levantamento de dados, transversal de análise quanti-qualitativa em que os dados foram coletados por meio de um questionário autoadministrado com aplicação on-line. O público-alvo desse estudo foram os profissionais de psicologia que realizaram teleatendimento em crianças com TEA. Os resultados evidenciaram que metade dos respondentes são do Rio Grande do Norte (50%) e fizeram atendimento modalidade on-line e presencial (69,9%). As principais atividades listadas pelos profissionais realizadas com as crianças, assim como a orientação aos pais, estão relacionadas com a organização de rotina, atividades da vida diária e estimulação cognitiva e comportamental. No Brasil, os estudos sobre o teleatendimento necessitam ampliar as evidências científicas quanto a essa problemática, principalmente a respeito de crianças com TEA. O atendimento remoto para este público pode ser possível, o que gera impacto positivo à prática clínica do profissional e acolhimento das famílias de crianças com TEA.

Biografia do Autor

Maria Mabel Nunes de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte

Graduação em Psicologia pela Faculdade Santa Maria - FSM (2016). Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2019). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência em Psicologia da saúde e hospitalar e Neuropsicologia Clínica. Membro do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia - LAPEN (UFRN). Membro do Laboratório de Linguagem Escrita, Interdisciplinaridade e Aprendizagem - LEIA (UFRN). Professora Auxiliar do curso de graduação em Psicologia da ESTÁCIO/FATERN em Natal - RN.

Downloads

Publicado

07-11-2023

Como Citar

Nunes de Morais, M. M., & Salgado Azoni, C. A. (2023). Teleatendimento no acompanhamento terapêutico de crianças com TEA na pandemia do COVID-19. Interação Em Psicologia, 27(2). https://doi.org/10.5380/riep.v27i2.86648

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa