Instrumentos internacionais de práticas parentais utilizados no Brasil: Uma revisão de literatura

Autores

Palavras-chave:

práticas parentais, instrumentos, avaliação, estilos parentais.

Resumo

 As estratégias aplicadas pelos pais para educar seus filhos são denominadas de práticas parentais. Apesar de existir instrumentos construídos e validados para avaliar essas práticas na população brasileira, alguns autores optam pela adaptação de testes estrangeiros. Assim, objetivou-se identificar quais instrumentos internacionais são utilizados para avaliar esse tema em pesquisas nacionais e verificar suas propriedades psicométricas. Nos 55 artigos encontrados, foram encontrados oito instrumentos que apresentaram índices de confiabilidade satisfatórios, mas nem todos descreveram o processo de adaptação. Os instrumentos foram adaptados para avaliar práticas parentais positivas: cuidado, disciplina positiva, exigência, monitoramento, entre outras e práticas negativas: abuso físico, agressão psicológica, autoritarismo, controle e desapego. Houve uma maior incidência de estudos que acumularam evidências de validades baseadas na relação com outras variáveis, sobretudo, para a EREP. De modo geral, identificou-se uma ausência de informações referentes ao processo de adaptação e validação dos instrumentos para população brasileira.

Biografia do Autor

Paula Inez Cunha Gomide, Universidade Tuiuti do Paraná

Programa de Pós-graduação de Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná

Fernanda Otoni da Silva, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Forense na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Doutora (2022) e Mestre (2018) em Psicologia com área de concentração em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco (CAPES 7), com bolsa da Comissão de Aperfeiçoamento de pessoal do Nível Superior (CAPES). Especialista em Psicologia Infantil pelo Centro Universitário Dom Alberto (2020) e em Neuropsicologia pela Universidade Metropolitana de São Paulo (2021). Psicóloga graduada pela Universidade José Rosário do Vellano - Unifenas/Alfenas (2017). Membro do GT Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem interesse em construir, adaptar, validar e padronizar instrumentos e protocolos de avaliação e intervenção neuropsicológica para casos forenses, a fim de auxiliar na identificação e tratamento de transtornos neuropsiquiátricos ou alterações cognitivas em suspeitos e vítimas.

Downloads

Publicado

29-03-2025

Como Citar

Gomide, P. I. C., & Otoni da Silva, F. (2025). Instrumentos internacionais de práticas parentais utilizados no Brasil: Uma revisão de literatura. Interação Em Psicologia, 28(3). Recuperado de https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/86571

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura