Instrumentos internacionais de práticas parentais utilizados no Brasil: Uma revisão de literatura
Palavras-chave:
práticas parentais, instrumentos, avaliação, estilos parentais.Resumo
As estratégias aplicadas pelos pais para educar seus filhos são denominadas de práticas parentais. Apesar de existir instrumentos construídos e validados para avaliar essas práticas na população brasileira, alguns autores optam pela adaptação de testes estrangeiros. Assim, objetivou-se identificar quais instrumentos internacionais são utilizados para avaliar esse tema em pesquisas nacionais e verificar suas propriedades psicométricas. Nos 55 artigos encontrados, foram encontrados oito instrumentos que apresentaram índices de confiabilidade satisfatórios, mas nem todos descreveram o processo de adaptação. Os instrumentos foram adaptados para avaliar práticas parentais positivas: cuidado, disciplina positiva, exigência, monitoramento, entre outras e práticas negativas: abuso físico, agressão psicológica, autoritarismo, controle e desapego. Houve uma maior incidência de estudos que acumularam evidências de validades baseadas na relação com outras variáveis, sobretudo, para a EREP. De modo geral, identificou-se uma ausência de informações referentes ao processo de adaptação e validação dos instrumentos para população brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PAULA INEZ CUNHA GOMIDE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
