Sentido da vida e valores após lesão medular
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.85597Palavras-chave:
Sentido da Vida, Lesão Medular, Logoterapia.Resumo
A lesão medular é uma das lesões mais incapacitantes e que provoca mudanças drásticas e repentinas na vida da pessoa, exigindo formas de enfrentamento para o encontro de novos significados e do sentido para sua existência. Este estudo teve como objetivo identificar núcleos de sentidos da vida e apreender valores de criação, de vivência e de atitude a partir das autobiografias de pessoas com lesão medular. Participaram da pesquisa sete pessoas com sequelas de lesão medular, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos. Os participantes narraram sua autobiografia considerando três perspectivas: a visão retrospectiva (passado), o mundo presente e a visão prospectiva (futuro). Como resultados foram identificadas as seguintes categorias: família, fé e espiritualidade, esporte, arte, trabalho e estudo, tomadas de atitude, sentidos, futuro e legado. A autobiografia se revelou como um recurso terapêutico que possibilitou a reavaliação do sofrimento em termos significativos e auxiliou na detecção de valores e de sentidos de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kátia Vanessa Pinto de Meneses

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
