Sentido da vida e valores após lesão medular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.85597

Palavras-chave:

Sentido da Vida, Lesão Medular, Logoterapia.

Resumo

A lesão medular é uma das lesões mais incapacitantes e que provoca mudanças drásticas e repentinas na vida da pessoa, exigindo formas de enfrentamento para o encontro de novos significados e do sentido para sua existência. Este estudo teve como objetivo identificar núcleos de sentidos da vida e apreender valores de criação, de vivência e de atitude a partir das autobiografias de pessoas com lesão medular. Participaram da pesquisa sete pessoas com sequelas de lesão medular, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos. Os participantes narraram sua autobiografia considerando três perspectivas: a visão retrospectiva (passado), o mundo presente e a visão prospectiva (futuro). Como resultados foram identificadas as seguintes categorias: família, fé e espiritualidade, esporte, arte, trabalho e estudo, tomadas de atitude, sentidos, futuro e legado. A autobiografia se revelou como um recurso terapêutico que possibilitou a reavaliação do sofrimento em termos significativos e auxiliou na detecção de valores e de sentidos de vida.

Biografia do Autor

Kátia Vanessa Pinto de Meneses, Universidade de Brasília

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), especialização em reabilitação do membro superior pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais ( (1999), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Bioengenharia (2005), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Bioengenharia (2008). Atualmente é professora associada da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional em Saúde Funcional de adultos e idosos, Tecnologia Assistiva e Logoterapia.

Thiago Antônio Avellar de Aquino, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (1998), e doutorado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba do Centro de Educação (Departamento de Ciências das Religiões; líder do grupo LAPLAE: Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial (Cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq); Professor do PPGCR-UFPB; Desenvolve pesquisas na interface da Logoterapia e Análise Existencial Frankliana voltado para as temáticas da espiritualidade, da religiosidade, da busca de sentido e da Cultura de Paz.

Downloads

Publicado

29-09-2025

Como Citar

Meneses, K. V. P. de, & Aquino, T. A. A. de. (2025). Sentido da vida e valores após lesão medular. Interação Em Psicologia, 29(2). https://doi.org/10.5380/riep.v29i2.85597

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa