Escolha da profissão e especialidade por médicos de um serviço de transtornos alimentares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i1.78746

Palavras-chave:

médicos, escolha profissional, educação médica, formação dos profissionais de saúde, distúrbios do ato de comer

Resumo

A formação profissional na área médica tem sido exaustivamente investigada, porém pouco se tem pesquisado sobre as especialidades menos conhecidas. Este estudo teve por objetivo conhecer os motivos de escolha da profissão e da área de especialidade por médicos de um serviço interdisciplinar de transtornos alimentares. Participaram seis médicos vinculados a um hospital público do interior paulista. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, audiogravadas e transcritas na íntegra. O roteiro explorou questões relacionadas ao itinerário formativo: graduação, residência médica, motivação para atuar na área. Os relatos foram submetidos à análise temática indutiva. Foram elaboradas três categorias temáticas: Motivos de escolha da profissão médica; Escolha da área de especialização; Experiências que influenciaram a escolha da especialidade, que originaram a categoria geral “Formando-se médico: itinerários formativos e experiências marcantes”. Os participantes relataram que a escolha da profissão médica emergiu como decisão supostamente livre de conflitos. A escolha da especialidade médica, por sua vez, mobilizou angústias referentes às atividades e ao impacto que elas teriam no estilo de vida. Compreender os itinerários de formação profissional de médicos possibilitou identificar experiências relevantes na formação profissional, que podem funcionar como aspectos facilitadores ou dificultadores da atuação nessa área específica do sofrimento humano.

Biografia do Autor

Denis Issao Santos Ynomoto, Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Psicólogo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista PIBIC-CNPq.

Élide Dezoti Valdnha-Ornelas, Clínica Particular, São Carlos-SP.

Doutora em Psicologia pela Universidade de Sorbonne, França, e pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Ex-bolsista CAPES.

Rosane Pilot Pessa, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Professora Associada, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Carolina Leonidas, Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Professora Adjunta. Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Érika Arantes de Oliveira-Cardoso, Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Manoel Antônio dos Santos, Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Professor Titular do Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista de Produtividade Científica do CNPq, nível 1A.

Downloads

Publicado

09-06-2022

Como Citar

Ynomoto, D. I. S., Valdnha-Ornelas, Élide D., Pessa, R. P., Leonidas, C., Oliveira-Cardoso, Érika A. de, & Santos, M. A. dos. (2022). Escolha da profissão e especialidade por médicos de um serviço de transtornos alimentares. Interação Em Psicologia, 26(1). https://doi.org/10.5380/riep.v26i1.78746

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa