Atos de fala no Atendimento Educacional Especializado: análise de interações professora-estudante com deficiência visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.78545

Palabras clave:

atos de fala, deficiência visual, atendimento educacional especializado

Resumen

 A fim de compreender como a assistência pedagógica impacta os processos de inclusão educacional, o presente trabalho objetivou investigar as interações entre díades professora-estudante com deficiência visual no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Buscou-se compreender como fenômenos de linguagem e cognição se relacionam em ambientes onde ocorrem processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, mais especificamente como fenômenos linguísticos, os atos de fala, contribuem para a emergência e manutenção de fenômenos cognitivos, as Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Participaram duas professoras videntes e dois estudantes com deficiência visual, usuários do AEE ofertado por uma instituição filantrópica da cidade de João Pessoa – PB. Os resultados indicaram que o funcionamento do AEE se diferencia da sala de aula regular, posto que há menos estudantes e, portanto, menos interrupções. Observou-se um padrão de alternância entre atos assertivos e diretivos, com pouca expressão de atos comissivos, expressivos e declarativos. A adaptação de estratégias linguísticas demonstrou que as docentes promoveram o protagonismo dos estudantes por meio do uso de seus conhecimentos prévios. Conclui-se que é possível que estratégias de ensino-aprendizagem sejam criadas por meio da observação de padrões de atos de fala, quando associados à análise da emergência e manutenção de ZDP.

Biografía del autor/a

Giselle Silvestre de Jesus, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestranda em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Áreas de interesse: Psicologia Escolar Educacional; Psicologia Cognitiva; Deficiência e Direitos Humanos; Necessidades Educacionais Específicas

Henrique Jorge Simões Bezerra, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba

Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba. Mestrado e Doutorado em Psicologia Cognitiva (Universidade Federal de Pernambuco). Especialização em Psicologia Escolar e Educacional (Universidade Federal da Paraíba). Graduação e Licenciatura em Psicologia (Universidade Federal da Paraíba). Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (2004-2015). Líder dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: Processos Educacionais e Desenvolvimento Humano e Núcleo de Estudos e Pequisas em Psicologia Escolar e Educacional. Áreas de interesse: Psicologia Escolar Educacional; Psicologia Cognitiva; Psicologia do Ensino e da Aprendizagem; Linguagem e Interação.

Publicado

2025-07-03

Cómo citar

de Jesus, G. S., & Bezerra, H. J. S. (2025). Atos de fala no Atendimento Educacional Especializado: análise de interações professora-estudante com deficiência visual. Interação Em Psicologia, 29(1). https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.78545

Número

Sección

Relatos de Pesquisa