Atos de fala no Atendimento Educacional Especializado: análise de interações professora-estudante com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v29i1.78545Palabras clave:
atos de fala, deficiência visual, atendimento educacional especializadoResumen
A fim de compreender como a assistência pedagógica impacta os processos de inclusão educacional, o presente trabalho objetivou investigar as interações entre díades professora-estudante com deficiência visual no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Buscou-se compreender como fenômenos de linguagem e cognição se relacionam em ambientes onde ocorrem processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, mais especificamente como fenômenos linguísticos, os atos de fala, contribuem para a emergência e manutenção de fenômenos cognitivos, as Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Participaram duas professoras videntes e dois estudantes com deficiência visual, usuários do AEE ofertado por uma instituição filantrópica da cidade de João Pessoa – PB. Os resultados indicaram que o funcionamento do AEE se diferencia da sala de aula regular, posto que há menos estudantes e, portanto, menos interrupções. Observou-se um padrão de alternância entre atos assertivos e diretivos, com pouca expressão de atos comissivos, expressivos e declarativos. A adaptação de estratégias linguísticas demonstrou que as docentes promoveram o protagonismo dos estudantes por meio do uso de seus conhecimentos prévios. Conclui-se que é possível que estratégias de ensino-aprendizagem sejam criadas por meio da observação de padrões de atos de fala, quando associados à análise da emergência e manutenção de ZDP.
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Derechos de autor 2025 Giselle Silvestre de Jesus, Henrique Jorge Simões Bezerra

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