Grupos em Saúde Mental: relato de experiência profissional em um “Grupo Condutor”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i1.78282

Palavras-chave:

grupos, saúde mental, educação permanente, atenção psicossocial.

Resumo

Este relato de pesquisa visa descrever a implementação e a consolidação de um “Grupo Condutor” promovido por uma Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, Brasil, baseado nos preceitos da teoria e da técnica de Grupos Operativos. A pesquisa foi realizada durante os anos de 2016 a 2018, junto a profissionais de diversos serviços de saúde da Rede de Atenção Psicossocial, localizados em 32 municípios. Para a construção das informações junto ao grupo, adotou-se a análise documental, observação participante e uso de diário de campo. Evidenciou-se desafios rumo à realização da tarefa grupal, principalmente devido às mudanças de coordenação, à carência de incentivo à participação no grupo por parte de gestores municipais e aos retrocessos e dificuldades no campo sociopolítico. Conclui-se que o Grupo Condutor se apresenta como uma ferramenta potencial no campo da saúde, no que tange ao incentivo à Educação Permanente e às práticas de cuidado humanizadas e integralizadas. Todavia, vislumbra-se a necessidade de sensibilização e qualificação, teórica e técnica, dos coordenadores da saúde mental e trabalhadores da saúde para potencializar o Grupo Condutor como uma ferramenta de trabalho na Rede de Atenção Psicossocial.

Biografia do Autor

Tainara Oliveira Andreeti, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, graduada pela Faculdade Integrada de Santa Maria e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Adriane Roso, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Doutora em Psicologia pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (Graduação/Mestrado). Pós-doutorado pela Harvard University.

Catiele dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Psicóloga, graduada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Campus Santa Maria, Mestranda pelo Programa de Pós-graducação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Diogo Faria Corrêa da Costa, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Graduação em Psicologia e especialização em Saúde Coletiva (UNIFRA). Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Psicólogo da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul - 4ª. Coordenadoria Regional de Saúde, Santa Maria, RS. Docente da Faculdade de Ciências da Saúde – SOBRESP. Doutorando do programa de Pós- Graduação na Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. 

Downloads

Publicado

09-06-2022

Como Citar

Andreeti, T. O., Roso, A., dos Santos, C., & Faria Corrêa da Costa, D. (2022). Grupos em Saúde Mental: relato de experiência profissional em um “Grupo Condutor”. Interação Em Psicologia, 26(1). https://doi.org/10.5380/riep.v26i1.78282

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa