Intervenções antibullying no contexto escolar: revisão integrativa
Resumo
Este estudo apresenta uma revisão integrativa de artigos empíricos publicados nos últimos dez anos sobre intervenções antibullying, com foco nos aspectos metodológicos e resultados das pesquisas. As seguintes bases de dados foram consultadas: SciELO, Pepsic, Lilacs e Medline. Foram selecionados 26 artigos com base nos critérios de inclusão e exclusão. Todos os estudos atenderam aos critérios metodológicos propostos para avaliação de intervenções. Os resultados indicam que a duração das intervenções variou entre uma hora e 36 meses; 17 atuaram na perspectiva de envolver toda a escola; 12 descreveram a perda de participantes; o Olweus Bullying Questionnaire foi o instrumento mais utilizado; e todos os estudos contemplaram ao menos um instrumento de
autorrelato. A maioria das intervenções analisou variáveis que mensuravam bullying/cyberbullying e 17 avaliaram outras variáveis, classificadas como individuais, processuais e contextuais. A análise dos fatores individuais foi predominante. Apenas três intervenções não obtiveram resultados satisfatórios. Destaca-se a importância da avaliação das intervenções e a necessidade de mais estudos sobre a temática da prevenção do bullying no contexto escolar.
autorrelato. A maioria das intervenções analisou variáveis que mensuravam bullying/cyberbullying e 17 avaliaram outras variáveis, classificadas como individuais, processuais e contextuais. A análise dos fatores individuais foi predominante. Apenas três intervenções não obtiveram resultados satisfatórios. Destaca-se a importância da avaliação das intervenções e a necessidade de mais estudos sobre a temática da prevenção do bullying no contexto escolar.
Palavras-chave
bullying; prevenção; estudantes.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/riep.v26i3.78046