Intervenções antibullying no contexto escolar: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.78046

Palavras-chave:

bullying, prevenção, estudantes.

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão integrativa de artigos empíricos publicados nos últimos dez anos sobre intervenções antibullying, com foco nos aspectos metodológicos e resultados das pesquisas. As seguintes bases de dados foram consultadas: SciELO, Pepsic, Lilacs e Medline. Foram selecionados 26 artigos com base nos critérios de inclusão e exclusão. Todos os estudos atenderam aos critérios metodológicos propostos para avaliação de intervenções. Os resultados indicam que a duração das intervenções variou entre uma hora e 36 meses; 17 atuaram na perspectiva de envolver toda a escola; 12 descreveram a perda de participantes; o Olweus Bullying Questionnaire foi o instrumento mais utilizado; e todos os estudos contemplaram ao menos um instrumento de
autorrelato. A maioria das intervenções analisou variáveis que mensuravam bullying/cyberbullying e 17 avaliaram outras variáveis, classificadas como individuais, processuais e contextuais. A análise dos fatores individuais foi predominante. Apenas três intervenções não obtiveram resultados satisfatórios. Destaca-se a importância da avaliação das intervenções e a necessidade de mais estudos sobre a temática da prevenção do bullying no contexto escolar.

Biografia do Autor

Grazielli Fernandes, Universidade La Salle

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle (bolsista Capes/Procuc), com período de doutorado sanduíche na Goldsmiths College (University of London - Bolsa Capes).

Maria Angela Mattar Yunes, Universidade Salgado de Oliveira

Psicóloga, professora permanente na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (Unilasalle).

Débora Dalbosco Dell'Aglio, Universidade La Salle

Psicólogia, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (Unilasalle) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

14-04-2023

Como Citar

Fernandes, G., Yunes, M. A. M., & Dell’Aglio, D. D. (2023). Intervenções antibullying no contexto escolar: revisão integrativa. Interação Em Psicologia, 26(3). https://doi.org/10.5380/riep.v26i3.78046

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura